Notícia
Zeinal Bava diz TV Cabo já está cotada
A TV Cabo «já está cotada em Bolsa», reforçou Zeinal Bava, administrador financeiro da PT e presidente executivo da PT Multimédia, em resposta ao apelo de Paulo Azevedo que desejaria ver disperso o capital da empresa de televisão por cabo.
O presidente da SonaeCom, Paulo Azevedo reiterou ontem que o regulador deveria impor a dispersão de capital da TV Cabo em Bolsa para fomentar a concorrência na televisão por cabo e Internet de banda larga.
Detentora da Optimus, Novis e Clix, a SonaeCom pretende reforçar a quota na Internet de banda larga, mas sempre viu com dificuldades esse reforço, visto que a PT é dona da rede de telefonia fixa e ao mesmo tempo da rede de cabo que são os dois meios para fornecer Internet de banda larga, acrescentou a mesma fonte.
Dentro desta temática, Zeinal Bava comentou aos analistas, na semana passada, que a PT rejeita qualquer decisão que leve à separação accionista da TV Cabo do seio da PT Multimédia.
Mais, no seguimento das declarações de Paulo Azevedo de 26 de Março, o presidente executivo da PTM afirma que «a TV Cabo já é cotada. 80 a 90% do valor da PTM é o activo de cabo».
Para este responsável, a PT «desenvolveu este activo quando o mercado estava completamente aberto. Qualquer pessoa poderia ter-se candidatado à licença», adiantou a mesma fonte, comentando a visão do regulador que admite impor o desinvestimento da PT nesta área.
Por este motivo, Zeinal Bava defende que «a PT não deve, e vamos lutar para isso, ser penalizada porque foi a primeira a investir e por ter suportado os investimentos quando ninguém queria investir neste segmento».
A imposição da separação accionista não tem, para Zeinal Bava, suporte legal, admitindo, conforme anunciou, Miguel Horta e Costa que a abertura da rede a outros interessados é, por outro lado, uma hipótese que a empresa admite que seja colocada.
Contudo, a abertura da rede levanta algumas questões, segundo o administrador financeiro da maior operadora de telecomunicações nacional. «Não percebo como será feita essa abertura. Os termos ainda têm que ser analisados. Será tecnicamente possível?», questionou Zeinal Bava, numa apresentação a analistas a que o Negocios.pt teve acesso.
Ainda, sobre esta matéria, este responsável demonstrou quanto aos acessos. «Vamos vender frequências? Se sim, com quantos canais? Abre-se o acesso a serviços de Internet e não abrir os canais pagos?», destacou a mesma fonte.
A SonaeCom coloca a hipótese, para vir a agregar os activos da TV Cabo, em disponibilizar a totalidade dos seus activos e proceder a uma fusão, no caso deste cenário ser implementado pelo regulador das telecomunicações.
As acções da PTM encerraram nos 14,69 euros, a descer 10,97%.