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Yahoo vende negócio de internet, mas vai continuar em bolsa
A Verizon fechou a compra do negócio de internet da Yahoo por 4,83 mil milhões de dólares. A empresa continuará cotada em bolsa, mas com um novo nome.
Os principais negócios de internet da Yahoo foram comprados pela operadora Verizon, por 4,83 mil milhões de dólares (4,4 mil milhões de euros). E serão integrados na AOL. Mas, apesar da transacção, a Yahoo continuará cotada em bolsa. A empresa liderada por Marissa Mayer continuará com alguns activos, como a participação na Alibaba e na Yahoo Japan, avaliadas em 40 mil milhões de dólares, segundo a Bloomberg.
Apesar de continuar cotada, a Yahoo irá alterar o nome, sendo a nova designação anunciada numa data futura. A empresa, que falhou em manter os seus principais negócios independentes, apresentará também um plano estratégico para os activos que continuará a deter. E irá vender separadamente alguns direitos de propriedade intelectual.
Já para a Verizon a compra permitirá uma nova orientação estratégica. "O negócio é uma mudança clara na estratégia da Verizon. Vão agora tentar monetizar a rede "wireless" de uma nova forma. Em vez de cobrarem custos aos clientes por tráfego, vão começar a cobrar aos anunciantes", disse Craig Moffett, citado pela Bloomerg. O analista da MoffettNathanson acrescentou que "a Verizon espera que a combinação dos conteúdos da Yahoo com a plataforma tecnológica da AOL e a percepção da própria Verizon sobre os dados dos utilizadores possa tornar a publicidade muito mais valiosa".
Apesar de poder marcar uma viragem estratégica da Verizon, a transacção reflecte o falhanço de Marissa Mayer em manter a Yahoo independente. A antiga executiva da Google teve dificuldades em aumentar as receitas e foi pressionada por investidores activistas para vender o negócio central da empresa. Em 2014, foi pressionada a aceitar uma fusão com a AOL. O negócio não avançou e a AOL seria comprada também pela Verizon por 4,4 mil milhões de euros.
Mas, dada a exigência dos investidores e a dificuldade em fazer crescer as receitas da Yahoo, Mayer admitiu em Fevereiro deste ano vender os negócios centrais da empresa. E interessados não faltaram. Além da Verizon, que venceu a corrida, também a AT&T e a Comcast tentaram comprar a Yahoo.
Apesar da venda e da pressão dos últimos anos, Mayer não pretende abandonar a empresa. Numa carta aos funcionários, citada pela Business Insider, a responsável da empresa referiu que "planeia ficar" e que considera "importante ver o próximo capítulo da Yahoo".