Notícia
SpaceX: Ir ao espaço e voltar em dez minutos
Esta é a terceira vez que a empresa de Elon Musk consegue, com sucesso, fazer regressar intacto à Terra o foguete utilizado para lançar um satélite na órbita do planeta. Bastaram dez minutos para ir e voltar.
A companhia aeroespacial norte-americana SpaceX conseguiu pousar com êxito a componente principal do foguete Falcon 9 numa plataforma instalada no Oceano Atlântico depois de ter projectado um satélite de comunicações japonês.
O Falcon 9 descolou às 05:21 (hora de Lisboa), como previsto, de Cabo Canaveral, na Flórida e 32 minutos depois projectou o satélite de comunicações japonês Sky Perfect JSAT para a órbita terrestre.
Logo após o lançamento do satélite, a componente principal do Falcon 9 inverteu o percurso e foi conduzida sem problemas até à plataforma marítima que foi montada ao largo da costa dos Estados Unidos, tendo aterrado cerca de 10 minutos depois.
A parte principal do foguete Falcon 9 vai ser utilizada em futuras missões.
A SpaceX, do empresário norte-americano Elon Musk, efetuou anteriormente duas operações com o Falcon 9 que depois das missões no espaço foi conduzido de regresso: a primeira vez aterrou numa base na Flórida e a segunda vez pousou numa plataforma instalada a bordo de um navio ancorado no Atlântico.
Nas missões anteriores o foguete foi utilizado para lançar uma cápsula de carga, não tripulada, para a Estação Espacial Internacional.
A empresa privada SpaceX pretende aperfeiçoar as técnicas de navegação que têm sido utilizadas com o Falcon 9 e que permitem a reutilização de partes da fuselagem do foguete sem que se percam no mar.