Notícia
SpaceX lançou foguetão em órbita e recuperou-o intacto
Depois de três tentativas falhadas, a SpaceX conseguiu colocar um foguetão em órbita e fazer com que regressasse intacto. O sucesso desta missão pode vir a tornar as viagens espaciais mais baratas.
A SpaceX, liderada por Elon Musk, conseguiu finalmente enviar para o espaço um foguetão e fazê-lo regressar à Terra intacto, anunciou a empresa esta terça-feira, 22 de Dezembro. Este tipo de aparelhos reutilizáveis também está a ser testado pela Blue Origin.
Normalmente, os foguetões são descartados após cada missão. Neste caso, com o regresso intacto do aparelho, as viagens ao espaço podem tornar-se significativamente mais baratas.
Esta foi a primeira missão desde Junho da empresa liderada por Elon Musk, após a explosão de um foguetão não-tripulado depois de ter descolado, destruindo duas toneladas de carga da NASA, conta a CNN.
O foguetão da SpaceX foi lançado esta segunda-feira, 21 de Dezembro, em Cape Canaveral, na Flórida, Estados Unidos da América, e foi recuperado sem estragos. O objectivo era colocar 11 satélites da Orbcomm em órbita e também esse objectivo foi alcançado com sucesso.
Um porta-voz da SpaceX comparou esta missão com "atirar um lápis por cima do Empire State Building e fazer com que aterrasse do outro lado dentro de uma caixa de sapatos durante um vendaval".
Também a Blue Origin, empresa liderada pelo CEO da Amazon, Jeff Bezos, conseguiu fazer com que um dos seus aparelhos fosse ao espaço e voltasse à Terra intacto no fim de Novembro.
Ainda assim, a SpaceX apressou-se a referir que a dificuldade da sua missão era muito maior, já que o foguetão da Blue Origin viajou verticalmente a uma altitude "sub-orbital" (alcançando o espaço mas não entrando em órbita) de 100 quilómetros, enquanto o foguetão da SpaceX atingiu os 160 quilómetros, uma altitude de órbita baixa.