Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Silicon Valley junta-se para defender a Apple

As principais tecnológicas de Silicon Valley estão unidas para defender a Apple. Facebook, Google e Microsoft apresentaram documentos formais a pedir que a Apple não seja obrigada a desbloquear o iPhone de San Bernardino.

Bloomberg
04 de Março de 2016 às 11:27
  • 1
  • ...

O Facebook, a Google e a Microsoft estão entre as dezenas de empresas de internet e tecnológicas sediadas em Silicon Valley, na Califórnia, que apresentaram documentação legal pedindo à justiça norte-americana que não obrigue a Apple a ceder as informações do iPhone de um dos autores do ataque terrorista de San Bernardino, diz o The Independent esta sexta-feira, 4 de Março.

 

Informalmente, as tecnológicas já tinham demonstrado solidariedade para com a causa da Apple. Jack Dorsey, CEO do Twitter, revelou o seu apoio através de uma publicação na sua rede social: "Estamos com Tim Cook e com a Apple (e agradecemos a sua liderança)". Sundar Pichai, CEO da Google, referiu que "forçar as empresas a permitir o acesso pode comprometer a privacidade dos utilizadores" e até Edward Snowden saiu em defesa da Apple: "o FBI está a criar um mundo em que os cidadãos dependem da Apple para defender os seus direitos, em vez de ser ao contrário".

 

O jornal escreve que este é um dos raros sinais de união entre as tecnológicas norte-americanas.

 

Esta polémica surge depois do ataque terrorista de San Bernardino, na Califórnia, perpetrado por Syed Rizwan Farook e Tashfeen Malik, um casal com ligações ao Estado Islâmico. Do tiroteio resultaram 14 mortos.

 

Para investigar o caso, o departamento de Justiça dos Estados Unidos da América ordenou a Apple a dar "assistência técnica" ao FBI para que a agência acedesse ao iPhone 5c de Syed Rizwan Farook. As autoridades queriam que a Apple desenvolvesse um "software" que permitisse ao FBI aceder aos dados do aparelho.

 

Pedido, esse, que Tim Cook, CEO da Apple, recusou, com o argumento de que abriria um "perigoso precedente" e iria pôr em causa a privacidade dos seus utilizadores.

Ver comentários
Saber mais Apple iPhone San Bernardino Silicon Valley Google Facebook Twitter Microsoft
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio