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Receitas do Facebook superam estimativas com a ajuda da publicidade
A rede social liderada por Mark Zuckerberg registou uma facturação recorde no seu quarto trimestre fiscal, excedendo as projecções dos analistas. A contribuir estiveram as vendas de mais publicidade através de vídeos, de telemóveis e do serviço de partilha de fotos Instagram.
O Facebook reportou vendas recorde de 5,84 mil milhões de dólares no quarto trimestre, terminado em Dezembro, superando assim as projecções médias dos analistas inquiridos pela Bloomberg, que apontavam para 5,37 mil milhões de dólares.
O aumento das receitas foi impulsionado pelo facto de mais pessoas estarem a aderir à rede social, que conta com mais de 1,59 mil milhões de utilizadores activos mensalmente.
Os publicitários estão a acorrer ao Facebook para aí colocarem os seus anúncios com públicos-alvo bem direccionados, salienta a Bloomberg.
"Se fores um publicitário e quiseres atingir escala na dimensão do alcance dos consumidores, só tens duas opções: o Facebook ou o Google", comentou à agência noticiosa um analista das Monness Crespi Hardt & Co., James Cakmak. "O Facebook continua a ser a plataforma de maior crescimento para os gastos em publicidade e, uma vez que estão sempre a abrir novos canais para os seus utilizadores, isso não irá mudar", acrescentou.
Os lucros da empresa, excluindo itens extraordinários, ascenderam no quarto trimestre a 79 cêntimos de dólar por acção, um resultado também acima das expectativas dos analistas, que esperavam que o resultado líquido fosse de 68 cêntimos por acção.
As acções da rede social seguem a disparar 5,8% na negociação fora do horário regular no mercado nova-iorquino. No acumulado do ano, caem 9,7%, depois de no cômputo de 2015 terem valorizado 34%.
(notícia actualizada às 21:53)