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Facebook volta a alterar forma como vemos as publicações
Desta vez a rede social incorporou na forma de seleccionar os conteúdos mais relevantes a motivação de maior envolvimento dos utilizadores. A data para início das mudanças não foi avançada.
A rede social Facebook vai actualizar o algoritmo que escolhe as publicações que surgem em primeiro lugar na lista de cada utilizador, colocando primeiro as que têm mais probabilidade de agradar ao utilizador e simultaneamente motivar um maior envolvimento.
O anúncio foi feito esta segunda-feira no blogue da empresa e refere que as mudanças a operar se baseiam nas experiências de milhares de utilizadores, depois de os critérios de receberem um "gosto", serem comentadas, acedidas ou partilhadas se terem mostrado insuficientes para motivar a colocação de notícias no topo.
A lista de notícias vai assim começar a ser liderada pelas publicações que têm maior probabilidade de cada utilizador as querer ver no topo e que têm maiores hipóteses de serem comentadas, acedidas, partilhadas ou recomendadas.
Do lado dos fornecedores dos conteúdos, a empresa avisa que as páginas de Facebook podem sofrer um impacto inicial variável com estas alterações, dependendo da composição da audiência e do ritmo de publicação, mas que a maioria das páginas não deverá experimentar grandes alterações. Algumas poderão ver um aumento de tráfego e outros assistir a uma queda, de acordo com os conteúdos considerados mais prováveis de serem partilhados.
Seja como for, a empresa compromete-se a comunicar aos parceiros as conclusões retiradas dos primeiros dias de uso da nova metodologia. As alterações resultam das conclusões sobre a experiência na rede de mais de mil pessoas e ainda nos hábitos de utilização de um painel de "dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo" que frequentam o Facebook.
Nas alterações mais recentes à lista de notícias, operadas no final do ano passado, a rede social incorporou na ordenação de histórias as publicações com potencial viral (partilha maciça entre utilizadores), além de adaptações da forma como vemos os conteúdos à velocidade da ligação à internet.