Notícia
Polémica da Huawei tem sido “positiva” para a Nokia
O presidente da Nokia Networks admitiu que os problemas em torno da Huawei têm aberto as portas à empresa finlandesa em alguns mercados.
A polémica em torno da segurança das redes 5G da Huawei tem sido "positiva" para a Nokia, disse em entrevista à CNN Tommi Uitto, presidente da subsidiária da Nokia Networks.
O líder da empresa responsável pelo desenvolvimento das redes móveis revelou que a atual situação abriu as portas à Nokia em alguns mercados: A Nokia assinou 43 acordos comerciais de 5G em todo o mundo, enquanto a Huawei fechou 50.
"Alguns países baniram concorrentes chineses. E, é claro, isso cria oportunidades para a Nokia", sustentou Tommi Uitto. Quais? "O Japão, onde a SoftBank escolheu a Nokia e a Ericsson como fornecedores para suas redes 5G no mês passado", exemplificou. A fornecedora da rede 4G era a chinesa Huawei.
A Nokia também conseguiu expandir os seus negócios para a Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, onde o envolvimento da Huawei na construção de redes 5G é restrito, sublinhou.
Além disso, a empresa finlandesa está em negociações para substituir equipamentos de fornecedores chineses em pequenas redes rurais na América, revelou. "As operadoras querem antecipar e garantir que estão preparadas para o que possa acontecer", concluiu Tommi Uitto.