Notícia
Samsung vende mais telemóveis mas perde quota de mercado para a Apple
A Samsung aumentou as vendas de smartphones no terceiro trimestre de 2015, mas viu recuar a sua quota de mercado face à sua principal concorrente, a Apple, que aumentou ainda mais as vendas. A estrela do trimestre foi a Huawei.
Segundo dados divulgados pela Gartner esta quarta-feira, 18 de Novembro, a Samsumg perdeu quota de mercado no terceiro trimestre de 2015, enquanto a Apple conseguiu ampliar a sua posição. A Hawei, que foi quem mais aumentou a venda deste tipo de dispositivos, tornando-se a terceira marca mais vendida no mundo.
A Samsung vendeu 83,6 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2015, mais do que os 72,9 milhões comercializados no mesmo trimestre de 2014. Todavia, viu reduzida a sua quota de mercado de 23,9%, registada no terceiro trimestre de 2014, para 23,7% no mesmo período deste ano.
Pelo contrário, a Apple, a sua principal concorrente aumentou as vendas no terceiro trimestre de 2015, de 38 milhões para 46 milhões de dispositivos, e viu aumentar a sua quota de mercado de 12,5% para 13,1%.
A grande revelação é a Huawei que no terceiro trimestre de 2015 vendeu 27,3 milhões de smartphones, muito acima dos 16 milhões vendidos no período homólogo de 2014, o que a permitiu tornar-se a terceira marca mais vendida em 2015, quando no ano passado ocupava a quarta posição, atrás da Lenovo. Assim, a Huawei aumentou a sua quota de mercado de 5,2% para 7,7%.
No terceiro trimestre de 2015, a Samsung renovou os seus equipamentos de bandeira, a Apple lançou o iPhone 6s e o iPhone 6s Plus, e a Huawei manteve uma rota de crescimento, impulsionado pela venda de smartphones tanto no mercado interno, como no mercado externo, em particular na Europa.
As vendas globais de smartphones ao consumidor final totalizaram 353 milhões de unidades, um aumento de 15,5% face ao mesmo trimestre de 2014.
Mercados emergentes impulsionam venda de smartphones
A procura continua por smartphones com preços acessíveis nos mercados emergentes impulsionou a venda destes dispositivos a nível mundial no terceiro trimestre de 2015, de acordo com dados fornecidos pela Gartner.
Anshul Gupta, analista da Gartner, explica que a oferta de smartphones a preços acessíveis nos mercados emergentes tornou mais rápida a transição dos telemóveis para os novos dispositivos "devido ao pequeno intervalo de preços".
"As vendas de smartphones nos mercados emergentes aumentaram para 259,7 milhões no terceiro trimestre de 2015 – um aumento de 18,4% face ao terceiro trimestre de 2014 – enquanto as vendas em mercados maduros aumentaram apenas 8,2% no mesmo período", acrescentou.