Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo incentiva indústria de semicondutores em Portugal

O Governo, através do ICEP, anunciou hoje que irá apoiar a indústria de semicondutores em Portugal, através de incentivos fiscais e de trabalhos de consultoria para a escolha do melhor local de uma nova fábrica do sector no nosso país.

18 de Fevereiro de 2002 às 18:33
  • ...
O Governo, através do ICEP, anunciou hoje que irá apoiar a indústria de semicondutores em Portugal, através de incentivos fiscais e de trabalhos de consultoria para a escolha do melhor local de uma nova fábrica do sector no nosso país, de acordo com um relatório do ICEP.

O ICEP contratou consultores e engenheiros para estudarem o melhor local para a nova fábrica, tendo sido apontadas três localidades na região do Porto: duas nas imediações de Vila do Conde (Modivas e Castelões) e outra em Laundos, na Póvoa do Varzim.

«A maior vantagem é a facilidade que o Governo dá aos novos clientes», através de incentivos fiscais, referiu Diogo Alarcão, director do departamento de investimento internacional do ICEP Portugal.

Aquele responsável sublinhou que o Governo irá também oferecer preços flexíveis, de forma a incentivar projectos destinados ao investimento de tecnologia.

Diogo Alarcão defendeu, em conferência de imprensa, que o estudo publicado hoje reflecte a aposta do Executivo para «desenvolver esta (indústria de semicondutores) em Portugal».

O mesmo responsável disse aos jornalistas que uma das vantagens competitivas de Portugal é o facto do nosso país ter mão-de-obra mais barata que os seus parceiros europeus.

«Nós acreditamos que há um rácio positivo quanto às forças de trabalho» em Portugal, que se traduzem em menos custos com o pessoal para as empresas.

O ICEP vai iniciar em Setembro um curso de engenharia electrónica, em parceria com as universidades de Lisboa, Aveiro e Porto, sendo esta a resposta às necessidades manifestadas pelas empresas.

Trabalhadores na indústria de semicondutores aumentam em Portugal

A força de trabalho na indústria de semicondutores em Portugal tem vindo a aumentar, sendo que o sector emprega mais de 45 mil trabalhadores e as universidades e institutos politécnicos formam mais de cinco mil licenciados nesta área por ano.

Em 1996, a alemã Siemens investiu 500 milhões de dólares (574,2 milhões de euros) numa fábrica de «chips» de memória em Portugal que hoje emprega 550 trabalhadores. A Samsung tem perto de 800 empregados na sua unidade no nosso país.

O mesmo documento divulga que os trabalhadores portugueses no sector têm vindo a ganhar a experiência, graças à presença daquelas multinacionais, aumentando a sua especialização no sector, o que constitui uma mais-valia para as empresas que apostem em Portugal no futuro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio