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Google e Bruxelas chegam a um princípio de acordo

A Google e a Comissão Europeia chegaram a um acordo que prevê que a tecnológica norte-americana faça algumas cedências sobre a sua tecnologia de pesquisa. Este acordo coloca um ponto final a três anos de investigações que poderiam representar uma coima de cinco mil milhões dólares para a tecnológica.

Bloomberg
05 de Fevereiro de 2014 às 13:45
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Três anos depois, a Google e a Comissão Europeia chegaram a um princípio de acordo. A tecnológica norte-americana tem estado sob investigação por parte da Comissão Europeia desde Novembro de 2010, época em que as instâncias europeias receberam várias queixas que acusavam a tecnológica de promover os seus serviços à custa de outras empresas, escreve a agência Reuters.

 

A Google, nesta terceira proposta que fez para soluccionar a disputa, aceitou fazer algumas cedências no âmbito da sua tecnologia de pesquisa. O jornal espanhol “El País” explica que a norte-americana aceitou alterar a forma como apresenta os resultados das pesquisas avançadas para que os “serviços dos seus principais rivais sejam claramente visíveis”. A Google “também vai mudar a forma como mostra os resultados para que seja equivalente à forma como apareceriam através de um sistema objectivo de busca”.

 

Este acordo carece ainda de aprovação final. O "Financial Times" escreve que, para "irritação" dos concorrentes da Google, esta terceira proposta da Google - que foi aceite pela Comissão fazendo assim parte do acordo de princípio - não vai ser sujeita a um teste de mercado. Contudo, as empresas que no passado apresentaram queixas vão ser consultadas sobre os termos finais do acordo.

 

Este acordo, quando concluído, deverá colocar um ponto final numa disputa que já durava há três anos e evita que a Google pague uma coima de cinco mil milhões de dólares, mais de 3,5 mil milhões de euros.

 

“Acredito que a nova proposta obtida com a Google, após negociações longas e difíceis, pode agora endereçar as preocupações da Comissão” Europeia, afirmou Joaquin Almunia (na foto), Comissário Europeu da Concorrência, citado pela Reuters. “A minha missão é proteger a concorrência em benefício dos consumidores e não dos concorrentes”, afirmou ainda Almunia, citado pelo “El País”.

 

“Sem impedir que a Google melhore os seus próprios serviços, [esta alteração na forma como apresenta os resultados das pesquisas avançadas] concede aos utilizadores uma verdadeira oferta entre serviços concorrentes de uma maneira comparável”.

 

Por sua vez, a Google, em comunicado citado pela Reuters, afirma que “vamos fazer alterações significativas na forma como a Google opera na Europa”. “Temos estado a trabalhar com a Comissão Europeia para abordar as questões que levantaram e aguardamos com expectativa para resolver esta questão”.

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