Notícia
Facebook vai produzir os seus próprios chips
O Facebook quer reunir uma equipa de profissionais para produzir os seus próprios chips e tornar-se independente de fabricantes como a Intel e a Qualcomm.
O Facebook está a planear contratar uma equipa de profissionais para começar a produzir os seus próprios chips. A empresa quer diminuir a dependência de fabricantes como a Intel e a Qualcomm, seguindo a tendência das tecnológicas de se fornecerem a si próprias, de acordo com fontes citadas pela Bloomberg.
O plano está ainda num estado inicial, no entanto, o Facebook já publicou na lista de empregos, presente no site da empresa, uma vaga de gestor para a equipa que será responsável pela construção de chips, segundo a Bloomberg.
A empresa une-se assim a outros gigantes da tecnologia que já começaram a desenvolver os seus próprios chips. Em 2010, a Apple começou a distribuir chips produzidos pela própria tecnológica, utilizando-os agora nas suas principais linhas de produtos.
O Facebook pode usar os chips para alimentar dispositivos de hardware, software, de inteligência artificial ou servidores nos seus data centers. Podendo ainda melhorar produtos e dispositivos através de chips personalizados. No entanto, ainda não é certo que tipo de utilização a empresa pretende dar aos chips que irá produzir, segundo adianta a Bloomberg.
Apesar de ainda não ser conhecido onde vão ser usados, o investigador do Facebook, Yann LeCun, publicou no Twitter, quarta-feira passada, 18 de Abril, um pedido de candidatos interessados em projectar chips para inteligência artificial nas instalações do Facebook, na Califórnia.
Interested in designing ASIC & FPGA for AI?
I used to be a chip designer many moons ago: my engineering diploma was in Electrical... https://t.co/D4l9kLpIlV — Yann LeCun (@ylecun) 18 de abril de 2018
Design engineer positions are available at Facebook in Menlo Park.