Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CE quer que «telecoms» tenham mais tempo para pagar UMTS

A Comissão Europeia (CE) quer que os Governos dos Estados-membros atribuam mais tempo às operadoras de telefones móveis para pagarem as suas licenças UMTS, de forma a evitar o endividamento no sector das telecomunicações.

20 de Março de 2001 às 12:42
  • ...
A Comissão Europeia (CE) quer que os Governos dos Estados-membros atribuam mais tempo às operadoras de telefones móveis para pagarem as suas licenças UMTS, de forma a evitar o endividamento no sector das telecomunicações, noticiou a edição «online» do «Finantial Times» citando um relatório da CE a ser divulgado hoje.

No relatório, a CE apresenta sugestões para melhorar as condições referentes à atribuição e pagamento das licenças de telefones móveis de terceira geração.

As empresas de telecomunicações europeias investiram cerca de 140 mil milhões de euros (28 mil milhões de contos) na compra de licenças UMTS, sendo que Grupos como a British Telecom, Deutsche Telekom e France Telecom, têm sido penalizados em Bolsa com os investidores a recearem pela sua falta de capacidade em fazer face ao risco de endividamento.

O relatório da CE vai ser discutido esta semana em Estocolmo numa reunião que contará com a presença de responsáveis dos países-membros da União Europeia (UE). A CE irá então reunir com representantes das operadoras, governantes e fornecedores de equipamento para tentar delinear recomendações para o sector.

Em Portugal, as licenças UMTS foram atribuídas à Telecel, Telecomunicações Móveis Nacionais (TMN), OniWay e Optimus.

Cada empresa vai pagar 100 milhões de euros (20 milhões de contos) por cada licença, possibilitando ao Governo um encaixe de 400 milhões de euros (80 milhões de contos).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio