Notícia
Poderá Jack Dorsey liderar em simultâneo o Twitter e a Square?
A rede social de micromensagens já terá escolhido o sucessor de Dick Costolo na presidência executiva da empresa. Segundo a Re/code, será o actual CEO interino, Jack Dorsey, quem dirigirá a empresa.
No passado dia 11 de Junho, o então presidente executivo do Twitter, Dick Costolo, anunciou a sua saída do cargo. A substituí-lo interinamente, desde 1 de Julho, ficou o "chairman" da empresa, Jack Dorsey.
Dorsey manter-se-á como CEO "até a empresa encontrar um substituto", anunciou ainda em Junho a tecnológica norte-americana. Ao longo destes três meses muito se questionou o mercado sobre quem ficaria definitivamente com as rédeas da empresa. E agora a Re/code avança, citada pela Bloomberg, que será mesmo Dorsey a ocupar esse cargo.
Acontece que, nestes três meses, Jack Dorsey acumulou o cargo de CEO e de "chairman" do Twitter… mas não só. É que este gestor de 38 anos é igualmente responsável pelo leme da Square – empresa de pagamentos por telemóvel da qual é co-fundador.
Será que conseguirá acumular as presidências executivas do Twitter e da Square? Analistas e investidores aguardam novos desenvolvimentos.
No passado dia 28 de Julho, o Twitter anunciou os seus resultados do segundo trimestre, tendo reportado um aumento das receitas e dos lucros, com números que ficaram acima do esperado.
No entanto, numa teleconferência através da aplicação Periscope, do Twitter, não se auto-congratulou nem se debruçou sobre as conquistas do passado, preferindo falar das deficiências da rede social. Essa sinceridade fez desvalorizar as acções, que chegaram a perder mais de 7%, mas Dorsey ganhou a confiança dos investidores, sublinhava na altura a Bloomberg.
Jack Dorsey e o director financeiro da empresa, Anthony Noto, disseram que o crescimento do número de utilizadores só será reforçado quando a rede social conseguir chegar a um mercado de massas – algo que exigirá um misto de melhoria do produto e de marketing.
Recorde-se que Dick Costolo decidiu abandonar a presidência executiva do Twitter numa altura em que a tecnológica tenta definir a sua visão e estratégia de produto, depois de ter feito a entrada na bolsa nova-iorquina, no dia 7 de Novembro de 2013, com um preço de arranque de 26 dólares. Apesar de ter deixado de ser CEO, Costolo mantém-se no conselho de administração da rede social de "microblogging".
O primeiro tweet foi escrito por Jack Dorsey, a 21 de Março de 2006. Esta rede teve uma forte popularidade desde o seu nascimento. Começou por ser um projecto de investigação e desenvolvimento dentro da Obvious, uma pequena "start-up" de São Francisco – sendo que o nome original do produto era twttr, inspirado numa outra rede social, a Flickr.
Inicialmente, o Twitter funcionava apenas internamente, na rede da Obvious, mas em Outubro de 2006 foi oficialmente lançado ao público.
O Twitter permite escrever mensagens até 140 caracteres, mas desde Agosto que têm corrido muitas informações dando conta da intenção da rede social de aumentar esse limite.