Notícia
Apple prepara plano de expansão na Índia
A Apple está a preparar um mega plano para reforçar a sua presença na Índia através de lojas próprias. Se o objectivo for atingido a gigante tecnológica pode voltar a disparar as vendas de iPhones na Ásia.
A Apple está a dar um passo de gigante para a expansão do negócio na Índia. A tecnológica norte-americana pediu às entidades oficiais do país autorização para lançar um grupo de espaços flagship da marca – um conceito que surgiu nos anos 90 onde mais que abrir uma loja se pretende vender o estilo de vida.
A empresa tem vindo a alargar a sua operação na Índia nos últimos anos mas a decisão de avançar com uma operação de retalho de grande dimensão está a ser encarada como uma declaração da Apple de que se estará a preparar para apostar de forma mais agressiva com o seu plano de expansão no mercado asiático.
Segundo o Financial Times, a maior empresa em capitalização bolsista do mundo já confirmou que preencheu todas a documentação necessária e, caso seja aceite, poderá abrir o primeiro outlet da marca em solo indiano.
O valor do iPhone tem impedido a marca de competir no mercado electrónico indiano onde a política de custo-benefício é mais rígida. A Apple acabou por se tornar um sinónimo de status entre muitos dos seus consumidores mas os preços estão longe de ser acessíveis ao consumidor comum.
No longo prazo, no entanto, a Apple vê a Índia como o substituto para o fenómeno de vendas na China que tem sustentado o crescimento da tecnológica nos últimos anos. Os analistas dizem que a venda de smartphones na China está ao nível das economias desenvolvidas.
A decisão da Apple surge dois meses depois de Nova Deli ter aligeirado os requisitos para detenção de lojas por estrangeiros, o que vai dar às empresas internacionais uma maior janela de oportunidade para criarem uma rede de oferta no país.
Isto numa altura em que alguns analistas em Wall Street prevêem que as vendas do iPhone possam cair este ano, pela primeira vez desde a criação da Apple.
Por contraste, o sector dos smartphone na Índia disparou em 2015 tornando-se no mercado de maior crescimento destes equipamentos em todo o mundo. De acordo com estimativas da indústria cerca de 250 milhões indianos possuem smartphones, um número que deve duplicar até 2018.