Notícia
Apple perde executivo responsável pelo serviço de streaming de música
Ian Rogers, responsável pelo serviço de rádio online da Apple, demitiu-se dois meses depois do lançamento do serviço de rádio Beats1. O executivo fazia parte da equipa que chegou à Apple no ano passado, quando a empresa comprou o serviço de música online Beats Music.
O responsável pela rádio Beats1, da Apple, demitiu-se dois meses após o lançamento do serviço de streaming de música. A notícia é avançada esta sexta-feira, dia 28 de Agosto, pelo Financial Times, que cita fontes não identificadas próximas do processo. Ian Rogers vai abandonar a Apple para trabalhar na Europa numa área não relacionada com esta indústria, revelaram as fontes citadas pelo Financial Times.
A notícia da sua demissão apanhou os seus colegas desprevenidos e surpreendeu a indústria que ainda não apontou nenhum possível sucessor para o cargo.
A Apple já confirmou que Ian Rogers está de partida da empresa, mas não deu mais explicações.
A Beats1 faz parte da estratégia de streaming de música da Apple, com o serviço de rádio a servir de porta de entrada para as subscrições pagas. A gigante tecnológica comprou a Beats Music no ano passado por três mil milhões de dólares (2,6 mil milhões de euros).
O streaming de música, transmissão de dados através da internet não ocupando espaço no disco rígido, está a tornar-se na forma preferida para o consumo de música de formato digital, enquanto os downloads de música estão a diminuir.
Nos Estados Unidos da América, os downloads de álbuns caíram 9% em 2014, enquanto a venda de músicas individuais decresceu 12%, de acordo com os dados da Nielsen Music. Em sentido contrário está o streaming de música, que aumentou 50% no último ano.
A Apple revelou que só este mês, 11 milhões de pessoas se registaram no teste gratuito da Apple Music.
O concorrente mais directo da Apple Music, o Spotify, tem 75 milhões de utilizadores activos. Já o grupo de rádio online Pandora, tem perto de 80 milhões de utilizadores.