Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Apple chega a acordo com o fisco italiano e paga 318 milhões de euros

Após meses de disputa sobre a alegada fuga ao fisco transalpino por parte da Apple, a gigante tecnológica chegou a acordo com as autoridades italianas e irá avançar com o pagamento de 318 milhões de euros.

1ª Apple - marca avaliada em 170,276 milhões de dólares (151,86 milhões de euros)
Bloomberg
30 de Dezembro de 2015 às 12:45
  • ...

A Apple vai pagar 318 milhões de euros ao fisco de Itália. A notícia é avançada esta quarta-feira, 30 de Dezembro, pelo jornal La Repubblica, que garante que a Apple Italia e as autoridades fiscais transalpinas chegaram a acordo após meses de diferendo judicial.

 

Tudo começou quando o fisco italiano acusou a Apple Italia de "esconder rendimentos" nas declarações apresentadas entre 2008 e o final de 2013.  Em causa estaria o não pagamento de IRC num valor aproximado de 880 milhões de euros, precisamente o valor reclamado pelas autoridades italianas.

 

A Apple Italia é uma das filiais da operação europeia da Apple, cuja sede é na Irlanda, um país que oferece condições fiscais muito vantajosas para as grandes multinacionais ao deter das mais baixas cargas de impostos entre os países da União Europeia. Ao longo dos últimos anos muitas empresas norte-americanas têm deslocado as suas sedes fiscais para a Irlanda.

 

Segundo a AFP, a taxa de imposto aplicada na Irlanda aos lucros das empresas é de 12,5%, o que compara com o valor padrão de 27,5% que é aplicado em Itália.

 

A Apple não é a única grande empresa na mira das autoridades italianas, que também já acusaram a Google de não pagar o valor correcto de impostos pelas suas operações em solo italiano. Em causa, segundo o fisco transalpino, estará o não pagamento de cerca de mil milhões de euros em impostos.  

Ver comentários
Saber mais Apple Apple Italia União Europeia Irlanda Google Fisco Impostos IRC Itália
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio