Notícia
Apple aposta em novos iMac e lança iPad Pro com processador M1 e conectividade 5G
No evento de primavera, a Apple apresentou um iMac renovado, mais fino, que inclui o processador M1. Também o iPad Pro chegará ao mercado com este processador.
Na apresentação de primavera, habitualmente dedicada a novos produtos, a Apple anunciou novos computadores e um iPad Pro atualizado, que já contam com o processador M1, desenvolvido pela tecnológica. Depois dos rumores, a tecnológica divulgou ainda um novo acessório, o AirTag, que poderá ser utilizado para encontrar objetos.
Como tem sido habitual nas últimas apresentações, também este evento foi pré-gravado no quartel-general da Apple nos Estados Unidos, devido às restrições da pandemia. Desta vez, Tim Cook assumiu a batuta deste anúncio de produtos a partir dos espaços verdes do campus da tecnológica, com alusões aos esforços da Apple para a área da sustentabilidade.
Os anúncios começaram pelo cartão de crédito da Apple, o Apple Card. A tecnológica anunciou algumas mudanças neste cartão, como a possibilidade de cônjuges poderem partilhar e fundir as suas finanças, "construindo uma pontuação de crédito igual". Também os jovens a partir dos 13 anos poderão ser incluídos nos planos familiares do Apple Card, com a possibilidade de definir limites de gastos.
Numa altura em que várias tecnológicas estão a apostar nestas operações - desde o Spotify até à Amazon - também a Apple dedica atenção ao tema. O CEO da marca da maçã recordou o papel da Apple Podcasts nesta atividade, que já conta com 15 anos, destacando os milhões de programas já lançados através desta plataforma.
Este ano, a aplicação Podcasts vai ter um novo visual, anunciou Tim Cook. A empresa apostará ainda num modelo de subscrição de podcasts, onde será possível "apoiar os criadores de conteúdos a construir os seus negócios". Esta subscrição será lançada no próximo mês, "em 170 regiões".
Além dos serviços, a empresa lançou também o acessório AirTag, confirmando os rumores há muito avançados pela indústria tecnológica. De pequenas dimensões, este dispositivo poderá ser "colado" a objetos que o utilizador não pretende perder, como chaves de casa ou computadores, por exemplo. Estes pequenos acessórios, que podem ser personalizados, podem mais tarde ser localizados através da opção "Find My", explicou a empresa.
A empresa indicou que também "abriu a rede Find My" a terceiros, para que possa localizar outros equipamentos, mesmo que não sejam da Apple.
As encomendas do AirTag arrancam esta semana, com chegada ao mercado a partir de 30 de abril. Estes pequenos equipamentos estarão disponíveis em "packs", de dois ou quatro gadgets.
iMac redesenhado: mais fino e com novas cores
Se ao longo dos últimos anos os iMac têm chegado ao mercado em cores mais sóbrias, o iMac redesenhado, "construído de raiz à volta do processador M1", chegará ao mercado mais colorido, com opções como laranja, verde ou violeta.
As cores mais arrojadas nos computadores já fizeram parte da estratégia da empresa: no final dos anos 90 e até ao início do milénio, a tecnológica vendia o iMac G3, com transparências coloridas.
Em 2021, a empresa explica que, devido ao processador M1, foi possível reduzir as dimensões deste equipamento, tornando-o mais fino. Numa altura em que o teletrabalho impera, acompanhado por várias chamadas em videoconferência, também este equipamento dá uma maior atenção à webcam, ao incluir uma câmara 1080p FaceTime HD. A Apple defende que, através do processamento de imagem feito por este equipamento, será possível ter uma melhor qualidade de imagem nas chamadas.
Pela primeira vez, o TouchID chegará também ao iMac, para que seja possível confirmar a identidade em operações online. O novo modelo contará com um ecrã de 24 polegadas.
As pré-encomendas deste novo iMac arrancam a 30 de abril, com chegada ao mercado a partir de maio. Estarão disponíveis duas versões: na versão mais dispendiosa (a partir de 1.719 euros no mercado português) estão disponíveis mais portas USB e uma porta Ethernet.
iPad Pro com conectividade 5G
Depois de lançar novos modelos de iPhone com conectividade 5G, na apresentação de outono do ano passado, a Apple apresentou um novo iPad Pro que, além de contar com o M1 no interior e um ecrã de maiores dimensões, também vai ter conectividade 5G.
A Apple deixa a ressalva de que as velocidades de ligação à quinta geração de rede móvel estarão, consequentemente, dependentes da ligação disponibilizada pelo respetivo operador de telecomunicações.
O M1 integrado nesta nova versão do iPad Pro é o mesmo processador utilizado em equipamentos como o iMac ou o Macbook. A câmara incluída neste tablet também foi atualizada, contando agora com uma câmara de 12 MP. Em relação ao ecrã, este iPad estará disponível numa versão de 11 ou 12,9 polegadas.
O iPad Pro estará disponível a partir de 30 de abril, com chegada ao mercado na segunda quinzena de maio, indica a empresa. Os preços variam consoante a dimensão de ecrã, o espaço de armazenamento e a conectividade. No caso de uma configuração com um ecrã de 12,9 polegadas, Wi-Fi e 2 TB de armazenamento, o preço deste equipamento aproxima-se dos 2.400 euros. Já numa versão com um ecrã mais pequeno e 128 GB de armazenamento o iPad Pro ronda os 909 euros.
(Notícia atualizada)
Como tem sido habitual nas últimas apresentações, também este evento foi pré-gravado no quartel-general da Apple nos Estados Unidos, devido às restrições da pandemia. Desta vez, Tim Cook assumiu a batuta deste anúncio de produtos a partir dos espaços verdes do campus da tecnológica, com alusões aos esforços da Apple para a área da sustentabilidade.
Numa altura em que várias tecnológicas estão a apostar nestas operações - desde o Spotify até à Amazon - também a Apple dedica atenção ao tema. O CEO da marca da maçã recordou o papel da Apple Podcasts nesta atividade, que já conta com 15 anos, destacando os milhões de programas já lançados através desta plataforma.
Este ano, a aplicação Podcasts vai ter um novo visual, anunciou Tim Cook. A empresa apostará ainda num modelo de subscrição de podcasts, onde será possível "apoiar os criadores de conteúdos a construir os seus negócios". Esta subscrição será lançada no próximo mês, "em 170 regiões".
Além dos serviços, a empresa lançou também o acessório AirTag, confirmando os rumores há muito avançados pela indústria tecnológica. De pequenas dimensões, este dispositivo poderá ser "colado" a objetos que o utilizador não pretende perder, como chaves de casa ou computadores, por exemplo. Estes pequenos acessórios, que podem ser personalizados, podem mais tarde ser localizados através da opção "Find My", explicou a empresa.
A empresa indicou que também "abriu a rede Find My" a terceiros, para que possa localizar outros equipamentos, mesmo que não sejam da Apple.
As encomendas do AirTag arrancam esta semana, com chegada ao mercado a partir de 30 de abril. Estes pequenos equipamentos estarão disponíveis em "packs", de dois ou quatro gadgets.
iMac redesenhado: mais fino e com novas cores
Se ao longo dos últimos anos os iMac têm chegado ao mercado em cores mais sóbrias, o iMac redesenhado, "construído de raiz à volta do processador M1", chegará ao mercado mais colorido, com opções como laranja, verde ou violeta.
As cores mais arrojadas nos computadores já fizeram parte da estratégia da empresa: no final dos anos 90 e até ao início do milénio, a tecnológica vendia o iMac G3, com transparências coloridas.
Em 2021, a empresa explica que, devido ao processador M1, foi possível reduzir as dimensões deste equipamento, tornando-o mais fino. Numa altura em que o teletrabalho impera, acompanhado por várias chamadas em videoconferência, também este equipamento dá uma maior atenção à webcam, ao incluir uma câmara 1080p FaceTime HD. A Apple defende que, através do processamento de imagem feito por este equipamento, será possível ter uma melhor qualidade de imagem nas chamadas.
Pela primeira vez, o TouchID chegará também ao iMac, para que seja possível confirmar a identidade em operações online. O novo modelo contará com um ecrã de 24 polegadas.
As pré-encomendas deste novo iMac arrancam a 30 de abril, com chegada ao mercado a partir de maio. Estarão disponíveis duas versões: na versão mais dispendiosa (a partir de 1.719 euros no mercado português) estão disponíveis mais portas USB e uma porta Ethernet.
iPad Pro com conectividade 5G
Depois de lançar novos modelos de iPhone com conectividade 5G, na apresentação de outono do ano passado, a Apple apresentou um novo iPad Pro que, além de contar com o M1 no interior e um ecrã de maiores dimensões, também vai ter conectividade 5G.
A Apple deixa a ressalva de que as velocidades de ligação à quinta geração de rede móvel estarão, consequentemente, dependentes da ligação disponibilizada pelo respetivo operador de telecomunicações.
O M1 integrado nesta nova versão do iPad Pro é o mesmo processador utilizado em equipamentos como o iMac ou o Macbook. A câmara incluída neste tablet também foi atualizada, contando agora com uma câmara de 12 MP. Em relação ao ecrã, este iPad estará disponível numa versão de 11 ou 12,9 polegadas.
O iPad Pro estará disponível a partir de 30 de abril, com chegada ao mercado na segunda quinzena de maio, indica a empresa. Os preços variam consoante a dimensão de ecrã, o espaço de armazenamento e a conectividade. No caso de uma configuração com um ecrã de 12,9 polegadas, Wi-Fi e 2 TB de armazenamento, o preço deste equipamento aproxima-se dos 2.400 euros. Já numa versão com um ecrã mais pequeno e 128 GB de armazenamento o iPad Pro ronda os 909 euros.
(Notícia atualizada)