Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ES Saúde supera os 5 euros em bolsa após oferta da UnitedHealth (act)

As acções da Espírito Santo Saúde estão a negociar acima dos 5 euros, superando o valor da proposta dos norte-americanos da UnitedHealth à Rio Forte.

08 de Outubro de 2014 às 08:29
  • 4
  • ...

As acções da Espírito Santo Saúde estão esta manhã a reflectir a oferta dos norte-americanos da UnitedHealth, que propuseram comprar a posição de controlo que a Rio Forte detém na companhia a 5 euros por cada acção.

 

Os títulos valorizam 6,07% para 5,05 euros, um novo máximo histórico da cotada liderada por Isabel Vaz. Esta cotação supera a contrapartida de 5,00 euros oferecida pela companhia que em Portugal já controla os hospitais Lusíadas e coloca a capitalização bolsista da ES Saúde nos 478 milhões de euros. Face ao preço a que entrou em bolsa (3,20 euros), a ES Saúde acumula um ganho de 58%.

 

A cotação da ES Saúde está assim 4,8% acima da contrapartida da Fidelidade. A seguradora controlada pelos chineses da Fosun tem nesta altura a única oferta pública de aquisição (OPA) em cima da mesa, com uma contrapartida de 4,82 euros por título.

 

A Rio Forte, que controla indirectamente a Espírito Santo Saúde, tem até a próxima sexta-feira, 10 de Outubro, para decidir se aceita a oferta feita directamente – e não através de bolsa – pela norte-americana UnitedHealth. O Novo Banco e o Espírito Santo Financial Group, sociedades que também têm poder na dona do Hospital da Luz, têm o mesmo prazo.

 

Num comunicado emitido ontem ao mercado, os norte-americanos da UnitedHealth assinalam que "a oferta expirará às 17:00 horas de Lisboa da sexta-feira, 10 de Outubro de 2014".

 

Esta oferta é diferente das que foram feitas anteriormente. Porque não é feita em mercado regulamentado. O que está em causa é uma oferta privada. A UnitedHealth propõe-se a comprar as acções detidas pela Espírito Santo Health Care Investments na Espírito Santo Saúde (51% do seu capital) por um preço de 5 euros, conforme avançou o Negócios na tarde desta terça-feira.

 

Caso os três accionistas da ESCHI aceitem vender a ES Saúde à UnitedHealth, o grupo norte-americano terá de lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) obrigatória sobre a dona do Hospital da Luz, a um preço de 5 euros por acção, pelo facto de ter assegurado, previamente, o controlo da maioria do capital da empresa.

 

A Fidelidade reagiu ontem a esta oferta da UnitedHealth, considerando que esta é "manifestamente ilegal", com a seguradora a aguardar que a CMVM se pronuncie sobre a mesma de uma forma "urgente e clarificador".

 

(Notícia actualizada, pela segunda vez, com cotação da ES Saúde nos 5,05 euros)

Ver comentários
Saber mais Espírito Santo Saúde Rio Forte Isabel Vaz ES Saúde Novo Banco Espírito Santo Financial Group Hospital da Luz Espírito Santo Health Care CMVM Fidelidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio