Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comcast vence leilão e oferece 39 mil milhões de dólares pela Sky

O leilão teve início na sexta-feira e terminou este sábado. Decorreu em três rondas. Os accionistas da Sky terão a última palavra e têm que aceitar a oferta.

22 de Setembro de 2018 às 19:33
  • 1
  • ...

A Comcast ultrapassou a Fox e venceu o leilão para a compra da Sky, avança a CNBC. A aquisição será feita por 39 mil milhões de dólares (33,15 mil milhões de euros), caso os accionistas a aceitem. Este é o resultado de uma longa disputa entre as duas maiores empresas de media dos Estados Unidos. 


De acordo com a informação recolhida pela CNBC, a oferta da Comcast foi muito superior à da Twenty-First Century Fox. A primeira ofereceu 17,28 libras (19,33 euros) por acção, enquanto a Fox determinou um valor de 15,67 libras (17,53 euros) por acção. 

O futuro da britânica Sky foi, assim, decidido em leilão depois do longo braço-de-ferro entre a Fox e a Comcast. Em Dezembro de 2016, o magnata Rupert Murdoch avançou com uma proposta para adquirir a totalidade da Sky, líder no segmento de televisão paga no Reino Unido.

Apesar dos receios de que o dono da Fox ficasse com demasiada influência nos media britânico, a proposta de Murdoch reunia o apoio de alguns accionistas. Mas em Fevereiro deste ano foi surpreendido com uma proposta rival da Comcast. E alguns membros do conselho de administração retiraram as recomendações aos investidores da Sky para apoiar a oferta de Murdoch.


As últimas ofertas em cima da mesa pendiam para a Comcast que oferecia cerca de 22 mil milhões de libras (cerca de 24,7 mil milhões de euros à cotação actual) enquanto a Fox avançava com cerca de 18,5 mil milhões de dólares (20,8 mil milhões de euros).

A falta de entendimento entre todas as partes para chegar a uma conclusão levou à entrada em jogo do regulador britânico Takeover Panel que decidiu levar o caso a leilão. Segundo a Reuters, está é a maior venda no Reino Unido a ser decidida por esta via. O leilão que decorreu em três rondas e terminou este sábado com a vitória da Comcast.

"A atenção volta-se agora rapidamente para a integração do negócio com o mínimo impacto. Contudo, devem esperar-se algumas medidas de corte de custos", disse à CNBC Paolo Pescatore, analista de tecnologia, media e telecomunicações. "Há significativas oportunidades de crescimento na Europa. A nova entidade será uma força considerável", acrescentou o mesmo especialista.

Até segunda-feira, a Fox e a Comcast terão que fazer um anúncio oficial das suas ofertas. E, até quinta-feira, terão que divulgar um documento oficial com a oferta. Depois, será levada ao Conselho da Administração da empresa que tem até 11 de Outubro para a aceitar. Isto significa que, ainda que o valor final da oferta mais elevada seja conhecida este sábado, este não será o novo dono da empresa até que os accionistas da Sky não a aceitem.

Os accionistas da empresa terão assim a última palavra. Têm até 11 de Outubro para vender as acções e escolher um "vencedor".

(Notícia em actualizada às 20h00 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Sky Comcast Fox leilão media
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio