Notícia
Depois de perder leilão, Fox vende acções na Sky à Comcast
A Fox podia manter-se accionista minoritária da Sky. Mas decidiu vender a participação de 39% na empresa britânica à Comcast depois de ter perdido um leilão organizado pelo regulador para pôr fim a uma disputa de quase dois anos pelo controlo da Sky.
A Fox decidiu vender as suas acções na Sky à Comcast, depois de a operadora norte-americana ter vencido um leilão organizado pelo regulador ao oferecer pela empresa de media britânica 39 mil milhões de dólares, avança o Financial Times.
A empresa de Rupert Murdoch detém uma participação de 39% na Sky. Mas decidiu vender todos os títulos na empresa britânica à Comcast em vez de se manter accionista minoritária. Ou seja, a operadora norte-americana passa a controlar totalmente a Sky.
Os proveitos da venda irão todos para a Disney, depois de esta ter comprado os activos de entretenimento da Fox em Julho. São, ao todo, 15,3 mil milhões de dólares que a Disney diz ir investir agressivamente na criação de conteúdos e na redução da dívida.
Foi no sábado que a Comcast ultrapassou a Fox e venceu o leilão organizado pelo regulador para a compra da Sky, pondo fim a quase dois anos de disputa entre as duas empresas. A aquisição será feita por 39 mil milhões de dólares.
A venda da posição da Fox-Disney na Sky permite que a Comcast comece já a trabalhar com a empresa britânica. O CEO da Comcast, Brian Roberts, afirmou, esta semana, ao Financial Times que a Sky vai continuar a trabalhar de forma independente, mesmo depois de a compra estar concluída.
"A Sky vai trabalhar enquanto empresa independente, mas com o apoio de uma empresa com uma capitalização bolsista de 160 mil milhões de dólares", garantiu Brian Roberts.