Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

SABMiller rejeita oferta de compra da AB InBev

A fabricante de cervejas anglo-sul-africana rejeitou a proposta de compra de 92 mil milhões de euros apresentada pela AB InBev. O conselho de administração da SABMIller votou unanimemente contra a oferta.

Bloomberg
07 de Outubro de 2015 às 13:59
  • 1
  • ...

À terceira ainda não foi de vez. O conselho de administração da SABMiller, a segunda maior fabricante de cerveja mundial, votou unanimemente contra a oferta de compra apresentada pela AB InBev. Esta quarta-feira, 7 de Outubro, a fabricante sediada na Bélgica apresentou publicamente aquela que foi já a terceira oferta de compra pela empresa anglo-sul-africana, desta feita num valor de 92 mil milhões de euros. Esta oferta seguiu-se a uma proposta informal de cerca de 89,9 mil milhões de euros apresentada na última terça-feira.

 

De acordo com o The Guardian, na votação no conselho de administração da dona de marcas como a Peroni e a Grolsch, que decidiu pela rejeição da proposta de compra, o maior accionista do grupo, a Altria, que apoia a fusão entre as duas empresas, acabou por não participar.

 

Fica agora a faltar apenas uma semana para a data limite estabelecida pela dona de marcas como a Budweiser ou a Corona. A fabricante belga decidira apontar um prazo máximo para uma eventual concretização do negócio de forma a colocar pressão sobre a SABMiller.

 

"O conselho de administração, excluindo os directores nomeados pela Altria, rejeitaram unanimemente a proposta de 42,15 libras por acção porque este valor continua a subavaliar substancialmente a SABMiller, a sua marca única e incomparável e as suas boas perspectivas", pode ler-se no comunicado da SABMiller citado pelo The Guardian.

 

As acções da SABMiller estão a apreciar 1,13% para 3.663,00 pence, enquanto os títulos da AB InBev seguem a avançar 2,03% para 100,05 euros numa sessão em que a fabricantes de marcas como a Beck e a Budweiser já transaccionou nos 102,65 euros, o que representa o valor mais alto desde 16 de Setembro.

 

Se a fusão entre as duas empresas se concretizasse pelo valor proposto pela dona da Budweiser, então estaríamos perante a maior fusão realizada em 2015, um ano já marcado por importantes fusões e que faria desta aquisição uma das mais dispendiosas de sempre.

 

De acordo com um estudo realizado pelos analistas do BPN Paribas, citado pela agência Bloomberg, a fusão entre estas duas empresas permitiria criar umas das maiores companhias do sector com um terço da produção mundial de cerveja, e um EBITDA de 25 mil milhões de dólares em 2016.

 

Estas duas fabricantes de cerveja detêm actualmente as maiores quotas de mercado. Em 2014, a AB InBev detinha uma quota de mercado superior a 20% e a SABMiller uma quota próxima de 10%, pelo que a fusão das duas empresas garantiria um controlo de mais de 30% de quota de mercado.

Ver comentários
Saber mais AB InBev SABMiller Budweiser Beck BPN Paribas Cerveja
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio