Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial em Portugal cresce mais do dobro da média do euro

Em Portugal, a produção industrial cresceu 4% em Setembro face ao mesmo mês do ano anterior, enquanto a média da Zona Euro não superou os 1,7%. Contudo, em termo mensais, a produção das fábricas nacionais caiu 1,4%.

Miguel Baltazar
12 de Novembro de 2015 às 11:08
  • 3
  • ...

A produção das fábricas portuguesas cresceu 4% em Setembro, face ao mesmo mês do ano passado, revela o Eurostat esta quinta-feira, 12 de Novembro. Esta subida é mais do dobro da média da Zona Euro (1,7%) e da União Europeia (1,8%).

Segundo os dados do gabinete estatístico da União Europeia, o crescimento de 1,7% da produção industrial na região da moeda única deve-se, essencialmente, à produção de bens de consumo duradouro e bens de capital, que subiu 2,6% e 2,2%, respectivamente. Na União Europeia, o crescimento do índice geral explica-se, sobretudo, pelo aumento da produção de bens de capital (2,7%).

Entre os estados-membro, as maiores descidas da produção industrial, em termos homólogos, foram observadas na Holanda (-5,6%), Estónia (-4,1%) e Lituânia (-0,6%) enquanto as maiores subidas tiveram lugar na Irlanda (14,6%), Hungria (7,9%), Eslováquia (7,2%) e Suécia (7,1%). Portugal registou o sexto melhor desempenho entre os vários países da União Europeia.

Contudo, em termos mensais, a produção industrial portuguesa desceu 1,4%, em Setembro, igualando o desempenho do mês anterior.

Esta descida foi superior à média da Zona Euro e da União Europeia. Na UE, a produção das indústrias desceu 0,1% em Setembro, face ao mês anterior, enquanto na Zona Euro a quebra foi de 0,3%. Uma descida superior às estimativas, que apontavam para um decréscimo de apenas 0,1%.

As maiores descidas mensais tiveram lugar na Irlanda (-2,4%), Lituânia (-2,3%) e Grécia (-1,9%), enquanto as maiores subidas aconteceram na Croácia (5,9%), Hungria (2,9%), República Checa (2,6%) e Eslováquia (2,2%). 

Ver comentários
Saber mais produção industrial Eurostat União Europeia Zona Euro Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio