Notícia
Produção da indústria nacional continuou a acelerar em Outubro
O índice de produção industrial registou uma variação homóloga de 4,2% em Outubro. O agrupamento da energia e dos bens intermédios foram os que deram contributos mais relevantes para este desempenho.
A produção das fábricas portuguesas continuou a acelerar em Outubro. Os dados divulgados esta segunda-feira, 30 de Novembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o índice de produção industrial teve uma variação homóloga de 4,2%, isto é mais 0,6 pontos percentuais do que no mês anterior, altura em que este indicado ficou nos 3,6%.
O agrupamento da energia e dos bens intermédios foram os que mais contribuíram para a variação de Outubro. Segundo os dados apresentados hoje, o segmento energético obteve uma variação homóloga de 15,5%, o que se traduz num crescimento face a Setembro, altura em que este sector tinha registado uma variação de 11,4%. No que diz respeito, aos bens intermédios verificou-se também uma aceleração do ritmo de crescimento: "passou de 2,8%, em Setembro, para 3,9% em Outubro". Os bens de investimento tiveram também um "contributo positivo" tendo registado uma "taxa de variação de 5,0% (-0,5% em Setembro)".
Por outro lado, "os bens de consumo apresentaram o único contributo negativo (-0,7 pontos percentuais), originado por uma variação homóloga de -2,3% (2,4% no mês anterior)".