Notícia
Crescimento da produção industrial acelera em Setembro
A produção das indústrias portugueses cresceu 3,8% em Setembro, em termos homólogos, pelo quinto mês consecutivo. A energia foi o sector que mais impulsionou, com um crescimento de 11,4% face a Setembro de 2014.
A produção das fábricas portuguesas aumentou 3,8%, em Setembro, face ao mesmo mês do ano anterior, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira, 30 de Outubro.
Este foi o quinto mês consecutivo de subidas homólogas, e aquele que apresentou a variação mais expressiva. Em Agosto, o índice que mede a produção industrial subiu 1,2% face ao mesmo mês de 2014, pelo que o ritmo de crescimento acelerou em Setembro.
Esta subida foi impulsionada sobretudo pelo sector da energia, que apresentou um crescimento homólogo de 11,4%, o que compara com a subida de 7,3%, no mês anterior. Já os bens de consumo e os bens intermédios registaram aumentos de 3,8% e 3%, respectivamente.
Contudo, considerando a variação mensal, a produção industrial caiu, em Setembro, pelo segundo mês consecutivo. Segundo os dados do INE, a produção das indústrias nacionais desceu 0,5% em Setembro, depois da quebra de 3% em Agosto.
A determinar esta quebra esteve essencialmente o sector dos bens de consumo, que registou uma descida mensal de 6%. Pelo contrário, o sector da energia evitou uma maior descida do índice total, com uma subida de 5,1% face a Agosto.