Notícia
A semana que aí vem: Economia, indústria e banca marcam semana mais curta
Numa semana em que os mercados estarão abertos menos tempo devido aos feriados do Natal e Ano Novo, os investidores vão estar atentos à actividade industrial na China e em Portugal. Mas também aos desenvolvimentos no sistema bancário português.
Segunda, 28 de Dezembro
Mercados: Bolsa do Reino Unido encerrada
O índice londrino Footsie não negoceia esta segunda-feira, devido ao feriado do "Boxing Day" comemorado no Reino Unido no primeiro dia útil após o Natal. As restantes bolsas europeias e os mercados norte-americanos retomam a negociação após a interrupção do Natal.
Banca: Sistema bancário português em análise
O Banco de Portugal publica, esta segunda-feira, desenvolvimentos do sistema bancário português, referentes ao segundo trimestre de 2015, com base em indicadores da estrutura do balanço, qualidade dos activos, liquidez, financiamento, rendibilidade, solvabilidade, alavancagem e do enquadramento macroeconómico.
Terça, 29 de Dezembro
Dados económicos: Consumidores dos EUA mais confiantes
Os EUA publicam o índice de confiança dos consumidores, em Dezembro, esta terça-feira. Em Novembro, o indicador caiu inesperadamente para o nível mais baixo em mais de um ano, devido a preocupações em torno do mercado laboral. O painel de economistas consultado pela Bloomberg projecta uma ligeira subida de 3,2 pontos, em Dezembro, para 93,6 pontos.
Quarta, 30 de Dezembro
Dados económicos: Economia da Rússia em recessão
A Rússia publica a revisão final do produto interno bruto (PIB) no terceiro trimestre. O instituto de estatística irá confirmar se o PIB contraiu 4,1%, face ao período homólogo (o terceiro trimestre consecutivo com valores negativos). Ainda assim, representa uma evolução positiva face à contracção de 4,6% registada no segundo trimestre. A economia da Rússia tem sofrido o impacto das sanções internacionais, do conflito na Ucrânia e do colapso dos preços do petróleo.
Economia: Investidores atentos à indústria
Quinta, 31 de Dezembro
Mercados: Bolsas encerram para o Ano Novo
No último dia do ano, as bolsas europeias encerram mais cedo, tal como o mercado obrigacionista dos EUA. Do outro lado do Atlântico, as bolsas permanecem abertas durante o horário regular. No dia 1 de Janeiro, as bolsas estão fechadas tanto na Europa, como nos EUA, devido ao feriado do Ano Novo.
Sexta, 1 de Janeiro de 2016
União Europeia: Holanda preside
A partir de 1 de Janeiro, a Holanda assume a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, substituído o Luxemburgo, actualmente em funções. A criação de emprego e a inovação na economia são duas prioridades da presidência holandesa para o mandato que dura até final de Junho de 2016.