Notícia
Preços na produção industrial abrandam queda em Outubro
O índice de preços na produção industrial manteve-se em terreno negativo em Outubro, porém recuperando um pouco face a Setembro. Os dados do INE mostram que este indicador registou uma variação homóloga de -3,7% no mês passado.
Os preços na produção das fábricas nacionais continuaram a cair em Outubro. Porém, menos que em Setembro. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatítica (INE), divulgados esta quarta-feira, 18 de Novembro, o índice de preços na produção industrial registou uma taxa de variação homóloga de -3,7%. Este valor é superior em 0,5 pontos percentuais ao registado em Setembro, altura em que este indicador obteve uma variação homóloga de -4,2%.
"A evolução do índice agregado foi determinada pelo comportamento do índice do agrupamento de Energia, que passou de uma variação homóloga de -15,0% em Setembro para -13,5% em Outubro", refere o gabinete de estatística. Excluindo este agrupamento, os preços na produção industrial teriam tido um crescimento ligeiro, isto é de 0,1%, segundo o INE.
O segmento das indústrias transformadoras registou uma variação homóloga de -4,3% em Outubro – um valor inferior aos -4,9% em Setembro.
Em termos mensais, o índice de preços na produção da indústria apresentou uma taxa de variação de -0,4% "superior em 0,7 pontos percentuais quando comparada com a taxa observada no mês precedente".
A secção das indústrias transformadoras teve um contributo de -0,3 pontos percentuais para "a variação do índice total, resultante de uma taxa de variação mensal de -0,3% em Outubro".