Notícia
Rendas de habitação aumentaram em Setembro
O aumento mais acentuado deu-se no arquipélago dos Açores, com os preços por metro quadrado de área útil a subirem 1,3% em Setembro.
O valor médio das rendas de habitação em Portugal, no mês de Setembro, subiu 0,2% face ao mês anterior, de acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Algarve é a única região a registar uma variação negativa (-0,1%), face a Agosto, no que diz respeito a este indicador.
O aumento mais acentuado dá-se no arquipélago dos Açores, com os preços por metro quadrado de área útil a subirem 1,3% em Setembro.
Em comparação com o mesmo mês de 2013, o valor médio das rendas de habitação regista um crescimento de 4,6%. Em termos homólogos, Lisboa regista o maior crescimento (7,1%) e a Madeira a quebra mais acentuada (-1,9%).
Em complemento, os dados do Imovirtual Market Index dão conta que o tempo médio de absorção dos imóveis para arrendamento diminuiu em Setembro no país, aproximando-se agora dos quatro meses.
Apesar do recente aumento, e tendo em conta o recente Índice de Rendas Residenciais da Confidencial Imobiliário, o valor das rendas diminuiu 14% nos últimos quatro anos.
A puxar por este valor está o período compreendido entre o terceiro trimestre de 2012 e o primeiro trimestre de 2013, altura em que entrou em vigor o novo regime do arrendamento urbano.
A questão volta a estar no centro da agenda política, numa altura em que o Governo pretende introduzir alterações em matéria de arrendamento urbano, embora sem conquistar o apoio da oposição.