Notícia
Instabilidade financeira influencia confiança no imobiliário nacional em Agosto
No mês em que decorreram os principais desenvolvimento do caso BES, a “instabilidade financeira teve reflexos na confiança dos profissionais”, concluiu o Imovirtual Market Index (IMI).
A confiança dos profissionais de mediação imobiliária no mercado português caiu em Agosto, influenciada pela instabilidade financeira que se registou no país.
No mês em que decorreram os principais desenvolvimentos no Banco Espírito Santo (BES), a "instabilidade financeira teve reflexos na confiança dos profissionais", concluiu o Imovirtual Market Index (IMI).
Em Agosto, o tempo de venda do produto residencial aumentou para os 13,8 meses. Já a absorção dos imóveis para arrendamento subiu para os 5,3 meses.
Apesar da maioria dos inquiridos admitir que as visitas realizadas por potenciais interessados se mantiveram em linha com o mês de Julho, cerca de 20% falam de uma "erosão desta dinâmica".
A instabilidade no mercado de trabalho, a diminuição do poder de compra e as restrições bancárias são apontadas como os principais motivos para este cenário.
Ainda que 48,2% refiram uma manutenção do nível de negócios concretizados, 25,4% apontam uma diminuição de transacções em Agosto.