Notícia
Petrobras junta refinarias a venda de activos
O CEO da Petrobras, Pedro Parente, acredita que o interesse de agentes internacionais interessados em expandir-se no Brasil poderá tornar mais fácil a nova fase de vendas de activos, que agora inclui refinarias.
A petrolífera brasileira Petrobras vai incluir refinarias no seu plano de venda de activos, escreve a agência Bloomberg esta terça-feira, 2 de Maio.
A Petrobras tem como objectivo colocar mais 40 activos no mercado, avaliados em 42 mil milhões de dólares [38,5 milhões de euros], explicou o CEO Pedro Parente.
"Em breve, muito em breve, a empresa vai relançar a toda a velocidade o programa para atingir a nossa meta de 21 mil milhões de dólares em desinvestimentos e parcerias em 2017 e 2018", afirmou numa entrevista em Houston. E acrescentou: "Os activos são mais ou menos os mesmos, mas agora vamos juntar a refinaria às conversações".
A Petrobras já angariou 13,6 mil milhões de dólares [cerca de 12,5 mil milhões de euros] com a venda de activos nos últimos dois anos – um pequeno contributo para reduzir uma dívida de 119 mil milhões de dólares [109 mil milhões de euros], a maior de uma petrolífera em bolsa em todo o mundo.
Numa altura em que é preciso reconquistar a confiança do mercado após o escândalo de corrupção que atingiu a Petrobras, Pedro Parente assegura que a nova fase de vendas arranca dentro de semanas, com um forte interesse de outros agentes internacionais que se querem expandir no Brasil.