Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong: Multa de 38,3 milhões à EDP e Sonae com impacto neutro

O banco Haitong considera que impacto material é "neutro", apesar da decisão "ser negativa para o sentimento".

Miguel Baltazar
  • 3
  • ...

A multa de 38,3 milhões à EDP e à Sonae pela Autoridade da Concorrência (AdC) tem um impacto material neutro, considera o Haitong.  

"É neutro para a EDP e a Sonae porque, apesar da decisão ser negativa para o sentimento, o seu impacto potencial não é material", escreve o Haitong.

 

Conforme sublinha, no caso da EDP a multa representa 0,2% do seu valor de mercado, enquanto que no caso da Sonae o peso é de 0,5%.O total da multa, definida segundo o volume de negócios das empresas, vai ser dividido pela EDP (28,7 milhões de euros) e pela Sonae (9,6 milhões).

O banco também sublinha que ambas as empresas pareceram "estar muito confiantes de que vão ser capazes de desafiar a decisão da Autoridade da Concorrência nos tribunais".


A Autoridade da Concorrência condenou as empresas EDP e Sonae ao pagamento de coimas no valor global de 38,3 milhões de euros pela realização de um acordo de não-concorrência, no âmbito da parceria criada em 2012 para a implementação da campanha comercial "Plano EDP Continente".

Na base da condenação da Concorrência está o referido pacto, no qual "a EDP e a Sonae comprometeram-se a não entrar nos respectivos mercados, nomeadamente, vinculando a Sonae a não concorrer na comercialização de energia eléctrica, em Portugal continental, pelo período de dois anos", lê-se no mesmo documento.

O BPI, por seu turno, analisou o impacto desta multa para a Sonae. E concluiu que a fatia de 9,6 milhões de euros da multa correspondente para a Sonae atinge os 3,7% dos lucros previstos pelo BPI para este ano.

"O desfecho desta multa é difícil de estimar nesta altura. Esta multa pode ter bases legais mas olhando para trás e em termos práticos, é difícil, pelo menos para nós, perceber uma distorção em termos de concorrência deste acordo que esteve um ano em vigor", aponta o BPI.

As empresas reagiram rapidamente à aplicação da multa e tanto a EDP como a Sonae anunciaram que iam recorrer da mesma para a justiça, neste caso o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão.

Na sessão desta segunda-feira na bolsa de Lisboa, a Sonae avança 0,62% para 0,9740 euros, enquanto a EDP Recua 0,68% para 3,2330 euros.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

 

Ver comentários
Saber mais EDP Sonae Autoridade da Concorrência multa concorrência Haitong BPI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio