Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ferreira de Oliveira sai da Galp Energia

Manuel Ferreira de Oliveira não vai ser proposto para continuar à presidência executiva da Galp para os próximos anos, a seu pedido. Luís Palha da Silva também vai sair da administração. Campos e Cunha e Fernando Gomes também saem do conselho.

42.º - Manuel Ferreira de oliveira
O preço dos combustíveis mexe com toda a economia. A Galp comanda o mercado.
Miguel Baltazar
  • ...

Manuel Ferreira de Oliveira vai deixar de ser presidente executivo da Galp Energia. A informação foi comunicada pelo actual CEO na reunião desta sexta-feira, 20 de Março, do conselho de administração. Luís Palha da Silva também vai deixar a vice-presidência. 

 

"O Senhor Eng.º Manuel Ferreira De Oliveira, vice-presidente do conselho de administração e presidente da comissão executiva da Galp Energia, e o Senhor Dr. Luís Palha da Silva, vice-presidente do conselho de administração e da comissão executiva da Galp Energia, informaram o conselho de administração, na sua reunião de hoje, que, na sequência do que oportunamente comunicaram ao senhor presidente do conselho de administração, não pretendiam integrar as listas para qualquer órgão social da Galp Energia na próxima assembleia geral da sociedade, que é electiva, e que se realizará no próximo dia 16 de Abril", indica um comunicado emitido através do site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

Nesse documento, "o conselho de administração faz votos de continuação do sucesso profissional do Senhor Eng.º Manuel Ferreira De Oliveira e do Senhor Dr. Luís Palha da Silva em novas funções que, num outro contexto, venham a desempenhar". O comunicado frisa, referindo-se a Ferreira de Oliveira, que "o longo período de colaboração e as transformações operadas no Grupo Galp Energia sob a sua liderança são merecedores de uma pública manifestação de apreço e reconhecimento pela empresa". 

 

Ferreira de Oliveira era o CEO da Galp desde Janeiro de 2007, sendo que estava, desde Abril de 2006, na vice-presidência da petrolífera. Mas a ligação ao grupo era mais antiga. "O Senhor Eng.º Manuel Ferreira De Oliveira colaborou com a sociedade ao longo de cerca de 14 anos, primeiro como presidente executivo da Petrogal, S.A., tendo, numa segunda fase, sido eleito para liderar a comissão executiva da Galp Energia há cerca de nove anos". 

 

Já Palha da Silva é vice-presidente tanto do conselho de administração como da comissão executiva da Galp desde Julho de 2012. No seu pelouro, tinha também a unidade de Refinação e Distribuição. "O Senhor Dr. Luís Palha da Silva exerceu funções como administrador executivo no último mandato de forma competente e dedicada, o que merece o agradecimento da empresa", aponta o comunicado. 

 

Administração com mais mudanças

 

Assim, os nomes de Manuel Ferreira de Oliveira e Luís Palha da Silva não vão constar da lista do conselho de administração que será proposta pelo principal accionista, a Amorim Energia, à votação dos accionistas na assembleia-geral marcada para 16 de Abril - apesar disso, um dos pontos que será votado é o "devido reconhecimento" pelo trabalho feito. 

 

Em 2014, o conselho da Galp contava com 20 elementos. Agora, a proposta tem apenas 19. Isto porque, além de Ferreira de Oliveira e Palha da Silva, que tinham funções executivas, há mais duas saídas do actual conselho que não entram na nova composição do órgão de administração. Luís Campos e Cunha e Fernando Mendes não surgem na lista proposta pela Amorim Energia. 

 

Em contraponto, há três novos nomes: um deles é o de Francisco Vahia Rêgo, que ocupa lugares de administração do Grupo Américo Amorim há 10 anos. Pedro Carmona de Oliveira Ricardo sobe à administração da SGPS depois de anos responsável pelo aprovisionamento e negociação ("trading") de gás e energia na empresa. Tiago Câmara Pestana é o presidente da Dia Supermercados desde 1999 e é agora um nome para integrar o conselho de administração da Galp.

 

Gomes da Silva pode ser CEO; Ferreira de Oliveira vai continuar gestor

 

Na nova composição da administração da petrolífera está Carlos Gomes da Silva, que é o melhor posicionado para suceder a Manuel Ferreira de Oliveira. Já o até aqui CEO da Galp vai mudar-se mas manter a vida profissional. 

 

O Negócios sabe que a saída da Galp Energia não significa o fim da carreira de gestor de Ferreira de Oliveira que, com 66 anos, vai continuar ligado à actividade empresarial. Também Palha da Silva vai continuar gestor. 

 

(Notícia actualizada às 21h02 com mais informações)

Ver comentários
Saber mais Galp Energia Manuel Ferreira de Oliveira Luís Palha da Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio