Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp Energia mantém PSI-20 em terreno negativo

O PSI-20 mantém-se em terreno negativo, pressionado sobretudo pelos títulos da Galp Energia. No resto da Europa, o sentimento é sobretudo de perdas ligeiras num dia em que os investidores vão estar atentos ao encontro de Alexis Tsipras e Angela Merkel.

Investidores reagem com alguma apreensão ao resultados das eleições na Grécia no início da sessão
Reuters
23 de Março de 2015 às 10:34
  • ...

O principal índice da praça de Lisboa mantém-se, tal como no arranque da sessão, em queda ligeira. O PSI-20 desliza 0,24% para 5.972,05 pontos, com 11 empresas em queda, seis em alta e uma inalterada.

 

Entre as restantes congéneres europeias, o sentimento é igualmente de perdas ligeiras. As excepções são os índices espanhol e grego. Esta evolução das praças europeias tem lugar num dia em que Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, se desloca a Berlim para um encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel. Numa carta enviada pelo chefe de Governo grego a Angela Merkel a 15 de Março, mas publicada este domingo, 22 de Março, pelo Financial Times, Alexis Tsipras sustenta que os problemas de liquidez que a a Grécia enfrenta tornam "impossível" ao país conseguir cumprir o pagamento da sua dívida, caso no curto prazo não receba ajuda financeira dos parceiros europeus.

 

Ainda na última sexta-feira, 20 de Março, a chanceler alemã avisou as autoridades helénicas que só serão disponibilizados mais meios financeiros depois de os credores aprovarem novas reformas. O Governo grego terá de apresentar uma lista específica de reformas dentro de dias aos seus parceiros europeus.

 

Por cá, a pressionar o desempenho do principal índice da praça de Lisboa estão os títulos da Galp Energia. A petrolífera recua 0,87% para 10,26 euros. Na passada sexta-feira, foi comunicado ao mercado, através de um documento publicado no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que Manuel Ferreira de Oliveira não vai ser proposto para continuar na presidência executiva da Galp para os próximos anos, a seu pedido. Este domingo, 22 de Março, Américo Amorim confirmou que vai propor a nomeação de Carlos Gomes da Silva para liderar a comissão executiva da Galp Energia, em substituição de Ferreira de Oliveira.

 

Por esta altura, os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais. O West Texas Intermediate desce 2,13% para 45,58 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações europeias, recua 1,25% para 54,63 dólares por barril.

 

Ainda no sector energético, a EDP desce 0,11% para 3,549 euros e a EDP Renováveis desvaloriza 0,63% para 6,428 euros. A REN cede 0,89% para 2,795 euros.

 

Também em queda está a Jerónimo Martins, que desce 0,33% para 12,005 euros. E a Sonae cede 0,35% para 1,414 euros.

 

Na banca, o BCP soma 0,45% para 8,94 cêntimos e o BPI segue inalterado nos 1,48 euros. O Negócios escreve na edição desta segunda-feira que pelo menos cinco dos candidatos pré-qualificados no processo de venda do Novo Banco apresentaram propostas de compra não vinculativas, com o objectivo de virem a adquirir o banco que ficou com os activos saudáveis do Banco Espírito Santo. Santander, Fosun, Apollo, BPI e Anbang Insurance Group foram cinco das entidades que fizeram propostas iniciais para o Novo Banco, mas haverá ainda outros interessados no jogo, cuja identidade não foi possível confirmar. 

 

O Banif soma 3,80% para 0,82 cêntimos.

 

A PT SGPS soma 0,32% para 61,8 cêntimos e a Nos cede 0,15% para 6,505 euros.

Ver comentários
Saber mais PSI-20 Galp Energia Américo Amorim Ferreira de Oliveira Angela Merkel Alexis Tsipras
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio