Notícia
EDP vai fornecer energia verde a três El Corte Inglés espanhóis e usa blockchain
A elétrica portuguesa fechou acordo para fornecer energia renovável a centros comerciais El Corte Inglés em Espanha, e vai usar a tecnologia blockchain para permitir a verificação da origem da energia.
O grupo EDP acordou o fornecimento de energia 100% renovável a três centros comerciais da marca El Corte Inglés em Espanha, avança a publicação Europapress.
Os centros que vão passar a receber a energia verde fornecida pela portuguesa EDP Renováveis são os de Sevilha, Málaga e do Campo das Nações, em Madrid. Em concreto, a eletricidade será proveniente de cinco parques, distribuídos pelas províncias espanholas de Málaga, Sevilha e Cádiz, nas quais a EDP conta com uma capacidade instalada de 169,4 megawatts (MW).
No acordo, está ainda prevista a utilização da tecnologia blockchain, a qual servirá para rastrear a cada instante a origem da energia renovável que chega a cada um destes centros comerciais. Este formamto funciona em paralelo e com reforço das tradicionais garantias de origem que são emitidas pelo regulador espanhol, a Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC), que têm o mesmo objetivo: certificar a fonte energética.
A garantia de que a totalidade da energia consumida por cada centro comercial, anualmente, é de fontes renováveis, permite ao El Corte Inglés uma redução de emissões em níveis que são comparáveis a retirar 101.794 carros da estrada durante uma semana, avança a mesma publicação.