Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP inicia construção de projeto de armazenamento em baterias no Reino Unido

A empresa prevê que o projeto fique totalmente operacional já no próximo ano. O Harrington Franklin, como se denomina, vai contribuir para a rede britânica com uma capacidade de 50 MW.

Em maio, o CEO da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade, anunciou uma revisão em baixa dos investimentos.
Miguel Baltazar
10 de Dezembro de 2024 às 10:26
  • ...

A EDP, através do seu braço renovável, iniciou a construção do seu primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias autónomo na Europa. O projeto, denominado Harrington Franklin, está a ser construído em Kent, no Reino Unido, e, de acordo com a empresa, vai contribuir para a "rede britânica com uma capacidade de 50 MW, o que equivale a 100 MWh de produção de energia ou 2 horas de armazenamento", como se lê no site da energética.

Espera-se que o projeto esteja completamente operacional já em 2025, embora a empresa não indique uma data ou trimestre específico. O Harrington Franklin junta-se assim a mais dois projetos de armazenamento que a EDP Renováveis já tem garantidos na Europa e que perfazem, em conjunto, 130 MW de capacidade – outro de 50MW localizado também no Reino Unido e um de 36MW em Espanha.

Segundo a energética, este é "um passo que materializa a ambição da empresa de continuar a construir um portefólio flexível e multitecnologia para apoiar a transição energética em todos os mercados onde opera", ao permitir o uso eficiente da energia renovável gerada no país.

Até ao final de 2026, a EDP pretende alcançar uma capacidade de armazenamento de energia superior a 500 MW com projetos espalhados por todo o mundo, de acordo com o seu Plano de Negócios 2023-2026. Para além disso, a empresa indica ainda que está a "explorar oportunidades para aumentar o valor dos ativos existentes através da integração de novas soluções de armazenamento com hidroelétricas, térmicas, eólicas e solares".

Recentemente, a EDP assegurou subsídios para desenvolver um portefólio adicional de projetos de armazenamento de energia de 141 MW em Espanha e em Portugal. Nos EUA, a empresa liderada por Miguel Stilwell assegurou um acordo para adicionar 200 MW de armazeamento de energia à rede do Arizona, através do Flatland Energy Storage – "um sistema de baterias de iões de lítio de 200 MW/800MWh que deverá entrar em operação em 2025", lê-se no documento disponibilizado. 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio