Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BP: Vendas nos postos da fronteira vão aumentar com gasóleo profissional

O presidente da companhia em Portugal prevê um aumento das vendas nas zonas abrangidas. E elogiou o "bom exemplo de colaboração" entre o Governo e a indústria para encontrar uma solução.

Miguel Baltazar
19 de Julho de 2016 às 15:38
  • 2
  • ...

A BP Portugal aplaudiu a decisão do Governo de introduzir o gasóleo profissional para as empresas transportadoras de mercadorias. E antecipa um aumento das vendas nos postos da companhia na fronteira.

"Esta medida é naturalmente bem-vinda. Desde logo para as empresas, porque é volume que é teoricamente de Portugal e que passou para Espanha apenas por arbitragem fiscal", disse o presidente da BP Portugal esta terça-feira, 19 de Julho.

"Nas zonas fronteiriças, as vendas nestes postos vão inevitavelmente aumentar à razão inversa do que vão diminuir em Espanha", afirmou Pedro Oliveira, sublinhando que ainda não tem estimativas de quanto será este aumento.

Em declarações aos jornalistas à margem da apresentação do "BP Statistical Review of World Energy 2016" em Lisboa, o gestor elogiou a acção do Governo neste dossier. "
Este Governo, e bem, está a tentar mitigar e reverter. É também bom para o país na medida em que vai representar um incremento de colecta fiscal, sem esforço adicional para a população portuguesa".

"Isto é um bom exemplo de colaboração entre outros, entre a indústria e a tutela no sentido de encontrar uma solução que é boa para todos, destacou sobre a medida que foi aprovada 


Em relação à entrada em vigor deste regime, Pedro Oliveira disse que a companhia está preparada e que vai "utilizar um instrumento muito robusto que são as plataformas de cartão frota para poder fazer compensação do diferencial de ISP".


O líder da BP Portugal apontou que a empresa nunca deixou de ter postos na fronteira nos últimos anos "por muito que eles tivessem deixado de ser rentáveis por força deste fenómeno fiscal. Continuámos sempre a acreditar que devíamos manter a rede nestas zonas porque mais tarde ou mais cedo, uma decisão como esta com sentido tinha que acontecer".

"Não sei se voltarão a ter a rentabilidade de outros tempos, mas que terão uma rentabilidade superior à que têm hoje, disso não tenho a mínima dúvida", disse.

Sobre a entrada em vigor do novo ISP este ano, Pedro Oliveira disse que a companhia não notou uma quebra relevante nas vendas "porque a diferença já era tão grande que todo o volume que era realmente sensível a esse diferencial já tinha migrado para Espanha. Claro que quando o diferencial aumenta, algo mais acontece, mas a grande história aconteceu nos últimos anos".

Novo regime vai ser votado no Parlamento

O novo regime do gasóleo profissional foi aprovado esta terça-feira na especialidade e vai ser submetido amanhã ao plenário da Assembleia da República.

Para esta primeira fase está previsto que sejam abrangidas quatro zonas de fronteira: Quintanilha (Bragança), Vilar Formoso (Guarda), Caia (Elvas) e Vila Verde de Ficalho (Beja).


Este tipo de gasóleo profissional permitirá a fixação de um preço cuja carga fiscal será idêntica à praticada em Espanha e com ele o Governo espera que os camionistas voltem a reabastecer em Portugal. Em Portugal o preço do gasóleo ronda os 1,312 euros, enquanto em Espanha se situa em 1,042 euros

As transportadoras de mercadorias irão apenas suportar o montante mínimo de ISP (e impostos análogos) estabelecido pelo Direito Europeu de 33 cêntimos por litro.

A intenção inicial do executivo é que a fase piloto vigore até 1 de Janeiro de 2017. Passado este período,  e verificado o potencial de desvio de comércio para Portugal e testados os sistemas de reembolso e controlo, o sistema é alargado ao resto do país.

Ver comentários
Saber mais BP Governo Portugal Espanha presidente da BP Portugal Pedro Oliveira combustíveis gasóleo gasóleo profissional vendas postos fronteira aumentar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio