Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo de combustíveis acelera em Maio

Após a quebra registada no mês anterior, o consumo de combustíveis voltou a aumentar em Maio. Um resultado que traduz, essencialmente, o crescimento da procura por diesel.

Reuters
23 de Junho de 2016 às 17:46
  • ...

O consumo de combustíveis acelerou no último mês. Em Maio, e depois de uma quebra registada em Abril, a procura apresentou um crescimento de 2,2%, sendo fortemente influenciada pelo aumento verificado no gasóleo. Isto num mês em que os preços se agravaram.


"O consumo mensal de combustível (considerando a gasolina e o gasóleo) aumentou 2,2% face ao mês homólogo de 2015", revela o relatório mensal da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC). Mas enquanto o consumo mensal da gasolina foi de 87.593 toneladas, mais 0,2%, face a Maio de 2015, o crescimento do diesel foi mais de dez vezes superior.


A entidade liderada por Paulo Carmona revela que o consumo mensal de gasóleo foi de 392.852 toneladas, registando-se um aumento de 2,6%, face a Maio de 2015. Este forte aumento no combustível que é mais utilizado no mercado nacional aconteceu num mês em que os preços do diesel subiram, mas menos que os da gasolina.


Se o preço médio de venda da gasolina registou um aumento de 3,7 cêntimos por litro (+3,4%), face ao mês anterior, no caso do gasóleo, verificou-se que aumentou 1,9 cêntimos (+1,40%) face ao mês anterior. Estes aumentos traduziram uma subida das cotações do petróleo no mês em que o Governo até baixou em um cêntimo o ISP.


Apesar da subida, "verificamos uma diminuição no preço médio de venda ao público de 10,5 cêntimos por litro (-8,5%) no gasóleo, e uma diminuição de 9,8 cêntimos por litro (-6,5%) na gasolina se compararmos com os valores de Maio de 2015", remata o relatório divulgado pela ENMC.

Ver comentários
Saber mais combustíveis gasolina gasóleo mercado cotações petróleo simples "premium" normais preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio