Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Varig paga 4,9 milhões para manter aviões alugados pela ILFC

A Varig chegou hoje a acordo com a Internacional Finance Leasing Corporation (IFCL) para manter os 11 aviões alugados pela companhia financeira dos Estados Unidos. Para tal, a companhia aérea brasileira terá de pagar 6 milhões de dólares (4,9 milhões de e

31 de Agosto de 2005 às 19:23
  • ...

A Varig chegou hoje a acordo com a Internacional Finance Leasing Corporation (IFCL) para manter os 11 aviões alugados pela companhia financeira dos Estados Unidos. Para tal, a companhia aérea brasileira terá de pagar 6 milhões de dólares (4,9 milhões de euros) até ao dia 20 de Setembro.

O acordo foi hoje anunciado no decorrer da sessão do Tribunal de Falências de nova Iorque, que estava agendada pelo facto de a IFCL exigir o arresto dos 11 aviões alugados à Varig, por falta de pagamento das prestações por parte da Varig.

O acordo prevê que a Varig pague os 6 milhões de dólares até ao dia 20 de Setembro, ou então entregar os aviões em questão, cinco Boeing 737 e seis 757. A Varig, ao abrigo da leia das falências, estava protegida de credores, mas como não tinha cumprido os pagamentos dos leasing dos aviões, poderia sofrer o arresto dos aparelhos.

«Esta é uma resolução razoável do caso», disse o juiz norte-americano, responsável pelo caso, de acordo com a Bloomberg.

O juiz americano Robert Drain tinha concedido uma liminar impedindo arrestos de aviões alugados por empresas dos EUA, mas estabeleceu como condição que a Varig honrasse o pagamento do aluguer dai em diante, algo que a empresa não cumpriu.

A solução para os problemas de tesouraria da Varig poderia vir da venda, efectuada esta semana, da VarigLog, por 38 milhões de dólares. Mas esta operação está a sofrer entraves, pois tem que ser aprovada pela justiça brasileira e pelos credores da companhia. Os sindicatos dos trabalhadores já revelou que está contra, o que poderá, no mínimo atrasar a operação.

A Varig, cujo processo de recuperação interessa à TAP, terá assim que cumprir o pagamento de 6 milhões de dólares até 20 de Setembro, para continuar a operar os aviões alugados pela ILFC.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio