Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE estende prazo para decidir sobre aquisição da Cantábrico

A Comissão Europeia estendeu hoje por duas semanas o prazo para deliberar sobre a tomada de controle na Hidrocantábrico por parte da EDP, num negócio que envolve também a EnBW e a Cajastur. A decisão será anunciada a 19 de Março.

27 de Fevereiro de 2002 às 11:41
  • ...
A Comissão Europeia estendeu hoje por duas semanas o prazo para deliberar sobre a tomada de controle na Hidrocantábrico por parte da Electricidade de Portugal (EDP), num negócio que envolve também a EnBW e a Cajastur. A decisão será anunciada a 19 de Março.

O órgão executivo da União Europeia (UE) não adiantou quais os motivos que levaram ao adiamento da decisão sobre o negócio que irá permitir à EDP [EDP] reforçar a sua posição na eléctrica asturiana para os 40%, assumindo dessa forma a gestão operacional da companhia.

No entanto, segundo as leis europeias para a concorrência, só é possível estender aquele prazo caso as companhias aceitem fazer concessões ou se um Estado-membro da UE solicitar o direito de decidir sobre a matéria em estudo.

A Comissão Europeia deveria tomar uma posição sobre a operação no dia 5 de Março, mas a mesma só será agora conhecida no dia 19 de mesmo mês.

A Comissão Europeia pode aprovar a operação de imediato, ou então abrir um inquérito adicional sobre a mesma, com o objectivo de analisar as condições do negócio por mais quatro meses.

No início de Dezembro, a EDP chegou a um acordo com a EnBW, visando aumentar a sua participação na Hidrocantábrico de cerca de 19% para 40%, com a empresa alemã, participada da Electricité de France (EdF), a reduzir a sua posição dos 60% para os 35%.

Este acordo prevê também que a Cajastur, uma instituição bancária espanhola parceira da eléctrica nacional, passe a controlar 16,7% do capital da eléctrica asturiana, ficando a sua participada Caser com outros 8,3%.

As acções da EDP seguiam a perder 0,9% para os 2,21 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio