Notícia
Tesla e SolarCity avançam para fusão. Visão de Musk vai ser testada
A fabricante de veículos eléctricos Tesla e a instaladora de painéis solares residenciais SolarCity, que partilham o mesmo "chairman", Elon Musk, vão mesmo avançar para a fusão, num negócio avaliado em dois mil milhões de dólares.
Em Junho passado, Elon Musk (na foto), CEO das norte-americanas Tesla e da SpaceX, anunciou que a Tesla ambicionava fundir-se com a instaladora de painéis solares residenciais SolarCity – igualmente norte-americana e da qual é accionista maioritário, além de ser gerida por primos seus e de o ter na presidência do conselho de administração. A proposta foi aceite e as empresas vão 'dar o nó' muito em breve.
A Tesla, que tem estado a conceber novos produtos com a SolarCity, como uma linha de painéis solares camuflados com telhas "sexy", esperava convencer os seus accionistas de que o casamento das duas empresas seria uma boa aposta. E convenceu mesmo.
Agora, Musk irá testar a sua visão: a de casar as duas empresas, criando um ponto único de fornecimento de energia limpa para os consumidores, entre veículos eléctricos, telhados com painéis solares e baterias para a casa, sublinha a Bloomberg.
Elon Musk detém 21% da Tesla e 22% da SolarCity, o que o torna o maior accionista de ambas as empresas.
A Tesla estima que a SolarCity contribua, no próximo ano, com mil milhões de dólares em receitas para a nova empresa conjunta.
Na negociação fora do horário regular, os investidores receberam a notícia com satisfação. As acções da Tesla, que encerram a sessão de quinta-feira a subir 2,6% para 188,66 dólares, seguem a ganhar 1,3% no "after hours".
Já os títulos da SolarCity, que na quinta-feira fecharam a somar 2,9% para 20,40 dólares, seguem agora a valorizar 1,1%.
As novas telhas "sexy"
No passado dia 28 de Outubro, Elon Musk esteve em Los Angeles a apresentar as mais recentes inovações da Tesla e da SolarCity, empresas que se mantêm sob o foco dos holofotes, a par da SpaceX e da sua aventura no turismo espacial.
Musk prometeu fazer da energia solar uma coisa "sexy" e deu já mais um passo nessa direcção, conforme relatou a Wired. O visionário empreendedor apresentou um leque de telhas em vidro, com texturas, que contam com células solares integradas – e que são praticamente indistinguíveis das telhas tradicionais.
Os "telhados solares" são concebidos de modo a serem usados com a bateria Tesla Powerwall Versão 2.0. As novas telhas de revestimento e a bateria fazem parte de um plano de Musk para salvar o mundo através da energia sustentável, sublinhava a Wired.