Notícia
Autarquias portuguesas estão a seduzir a Tesla
Várias autarquias em Portugal estão interessadas e preparadas para receber a fábrica europeia da marca norte-americana, tendo já iniciado contactos para atraírem a construtora de carros eléctricos.
Perante a possibilidade de a empresa liderada por Elon Musk escolher Portugal como a sua base europeia, algumas câmaras municipais já se colocaram no terreno para mostrarem que estão dispostas a receber a gigafábrica, onde são produzidos os carros eléctricos e as baterias de iões de lítio da marca.
Torres Vedras disponível para receber fábrica da Tesla.
— Torres Vedras CM (@TorresVedrasCM) 19 de novembro de 2016
A marca norte- americana Tesla está a estudar a... https://t.co/1qFxAl2CoM
Mas Torres Vedras não está sozinha para atrair um investimento que significa muitos postos de trabalho. O concelho onde está localizada a maior fábrica automóvel em Portugal, a Autoeuropa, acena com vários argumentos de peso para receber este investimento.
"Desde logo o nosso posicionamento estratégico na península de Setúbal, a dois passos de Lisboa, com a possibilidade de ligação a grandes eixos de indústria, ao porto de Setúbal, assim como as ligações ferroviárias existentes para o Norte e Sul de Portugal", diz ao Negócios o autarca de Palmela, Álvaro Amaro (CDU).
Palmela já deu assim início a uma ronda de contactos para perceber como é que pode "contribuir para que este investimento se torne possível", confessou Álvaro Amaro.
Mangualde é outro dos concelhos portugueses que conta com uma relevante fábrica automóvel – a PSA Peugeot Citroen –, e a sua autarquia está atenta a todos os desenvolvimentos. "Nós queremos que a Tesla venha para Portugal. Estamos muito atentos, mas neste momento o segredo é a alma do negócio", disse João Azevedo (PS). O autarca também sublinhou que o "interior do país é uma grande opção" para a Tesla.
"Temos a certeza absoluta que a exposição solar do nosso país é um factor decisivo", disse o autarca, referindo-se ao facto de a gigafábrica produzir parte da energia que consome através das centenas de painéis solares instalados no telhado. E destacou que Portugal é um dos principais produtores mundiais de lítio, minério que é precisamente usado pela Tesla para produzir baterias.
Fábrica na Europa só no longo prazo
No início de Novembro, o líder da Tesla, Elon Musk, revelou que a companhia estava a planear instalar uma fábrica na Europa e que o país seria escolhido no próximo ano.
Contactada pelo Negócios, a Tesla apontou que uma fábrica europeia só avança no longo prazo: "Sempre dissemos que faria sentido no longo prazo ter uma fábrica próxima dos mercados principais (Europa e Ásia), a juntar às nossas fábricas nos EUA. No entanto, actualmente não estamos à procura de uma localização", disse o porta-voz da marca.