Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Autarquias portuguesas estão a seduzir a Tesla

Várias autarquias em Portugal estão interessadas e preparadas para receber a fábrica europeia da marca norte-americana, tendo já iniciado contactos para atraírem a construtora de carros eléctricos.

22 de Novembro de 2016 às 22:00
  • 22
  • ...
Várias autarquias portuguesas estão a mexer-se com o objectivo de atrair o investimento da construtora de carros eléctricos Tesla. A marca norte-americana já se reuniu com o Governo português sobre a possibilidade de instalar no longo prazo a sua fábrica europeia em Portugal, conforme avançou o Negócios.

Perante a possibilidade de a empresa liderada por Elon Musk escolher Portugal como a sua base europeia, algumas câmaras municipais já se colocaram no terreno para mostrarem que estão dispostas a receber a gigafábrica, onde são produzidos os carros eléctricos e as baterias de iões de lítio da marca.

O tiro de partida foi dado por Torres Vedras, com o autarca Carlos Bernardes (PS) a mostrar disponibilidade para receber este investimento junto do Executivo de António Costa. "O presidente da Câmara Municipal manifestou total interesse e disponibilidade, junto do Governo, para que o gigante da indústria automóvel se instale no concelho de Torres Vedras, numa política de captação de investimento e de emprego", anunciou a autarquia nas redes sociais.




O presidente da Câmara Municipal manifestou total interesse e disponibilidade, junto do Governo, para que o gigante da indústria automóvel se instale no concelho de Torres Vedras. Carlos bernardes Autarca de Torres Vedras

Mas Torres Vedras não está sozinha para atrair um investimento que significa muitos postos de trabalho. O concelho onde está localizada a  maior fábrica automóvel em Portugal, a Autoeuropa, acena com vários argumentos de peso para receber este investimento.

"Desde logo o nosso posicionamento estratégico na península de Setúbal, a dois passos de Lisboa, com a possibilidade de ligação a grandes eixos de indústria, ao porto de Setúbal, assim como as ligações ferroviárias existentes para o Norte e Sul de Portugal", diz ao Negócios o autarca de Palmela, Álvaro Amaro (CDU).

Palmela já deu assim início a uma ronda de contactos para perceber como é que pode "contribuir para que este investimento se torne possível", confessou Álvaro Amaro.

Mangualde é outro dos concelhos portugueses que conta com uma relevante fábrica automóvel – a PSA Peugeot Citroen –, e a sua autarquia está atenta a todos os desenvolvimentos. "Nós queremos que a Tesla venha para Portugal. Estamos muito atentos, mas neste momento o segredo é a alma do negócio", disse João Azevedo (PS). O autarca também sublinhou que o "interior do país é uma grande opção" para a Tesla.

"Temos a certeza absoluta que a exposição solar do nosso país é um factor decisivo", disse o autarca, referindo-se ao facto de a gigafábrica produzir parte da energia que consome através das centenas de painéis solares instalados no telhado. E destacou que Portugal é um dos principais produtores mundiais de lítio, minério que é precisamente usado pela Tesla para produzir baterias.


Fábrica na Europa só no longo prazo

No início de Novembro, o líder da Tesla, Elon Musk, revelou que a companhia estava a planear instalar uma fábrica na Europa e que o país seria escolhido no próximo ano.

Contactada pelo Negócios, a Tesla apontou que uma fábrica europeia só avança no longo prazo: "Sempre dissemos que faria sentido no longo prazo ter uma fábrica próxima dos mercados principais (Europa e Ásia), a juntar às nossas fábricas nos EUA. No entanto, actualmente não estamos à procura de uma localização", disse o porta-voz da marca.

Só para construir a gigafábrica nos EUA foram investidos 5 mil milhões de dólares para criar 6.500 empregos directos e 22 mil indirectos entre os fornecedores.

Ver comentários
Saber mais Tesla carros eléctricos baterias lítio Portugal fábrica autarquias Torres Vedras Palmela Mangualde investimento Governo Elon Musk
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio