Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tesla apresenta nova linha de painéis solares camuflados. E promete viragem "sexy"

Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, apresentou na passada sexta-feira uma nova gama de painéis solares, prometendo fazer da energia solar uma coisa "sexy".

Reuters
Negócios 30 de Outubro de 2016 às 23:19
  • 3
  • ...

No dia 28 de Outubro, Elon Musk esteve em Los Angeles a apresentar as mais recentes inovações da Tesla e da SolarCity, empresas que se mantém sob o foco dos holofotes, a par da SpaceX e da sua aventura no turismo espacial.

 

Musk prometeu fazer da energia solar uma coisa "sexy" e deu já mais um passo nessa direcção, conforme conta a Wired. O visionário empreendedor apresentou um leque de telhas em vidro, com texturas, que contam com células solares integradas – e que são praticamente indistinguíveis das telhas tradicionais.

 

"Algumas centenas de convidados, na sua maioria accionistas da Tesla, soltaram ‘ohhhs’ e ‘ahhhs’ quando Musk revelou que várias casas dos subúrbios dos EUA bem conhecidas de todos – mais concretamente, em Wisteria Lane, onde se desenrola o cenário da série ‘Donas de Casa Desesperadas’ – tinham coberturas solares", explica a Wired.

 

Com efeito, o velho material de cobertura de cada uma daquelas casas foi retirado e substituído por um de quatro novos tipos de telha solar. Vistos da rua, seria praticamente impossível dizer que aqueles telhados eram diferentes, uma vez que mantiveram os seus aspectos tradicionais.

 

Musk afirmou que o segredo para esta aparência das telhas está num revestimento especial que é mais ou menos visível conforme o ângulo de onde se observa o telhado. Aproximando o olhar, percebe-se que há, afinal, células solares naqueles painéis. Resultado: cada telha permite a passagem da luz, mas continua a parecer opaca para quem observa ao nível do chão.

 

E que não fique preocupado quem tem receios quanto à resistência destes "telhados de vidro". Musk mostrou à audiência um teste que foi realizado para demonstrar que aquele vidro é mais rijo do que materiais como a cerâmica e a ardósia. "Nunca irá sofrer desgaste, é composto por quartzo e tem uma duração de vida quase infinita", garantiu.

 

"Temos de conseguir fabricar painéis solares tão atractivos como os carros eléctricos acabaram por se tornar", disse Elon Musk, que quer que cada telhado solar seja irresistível. "Tem de ser bonito, ser acessível em termos de custo e ter uma integração perfeita. Se tudo isto se concretizar, por que motivo olharão as pessoas noutra direcção?", apontou, citado pela Wired.

 

Os "telhados solares" são concebidos de modo a serem usados com a bateria Tesla Powerwall Versão 2.0, que Musk também deu a conhecer na passada sexta-feira. Esta nova bateria tem a aparência de um rectângulo branco e é mais plana do que a primeira versão (apresentada em Abril do ano passado). Custará 5.500 dólares para 14kWh de armazenamento e com um pico de consumo de potência de 7kWh. É o suficiente para dar energia a uma casa com quatro assoalhadas durante um dia.


As novas telhas de revestimento e a bateria fazem parte de um plano de Musk para salvar o mundo através da energia sustentável, sublinha a Wired. A Tesla está a conceber os novos produtos com a SolarCity e espera convencer os seus accionistas de que o casamento das duas empresas é uma boa aposta.

 

Em Junho passado, Musk anunciou que a Tesla ambiciona fundir-se com a instaladora de painéis solares – da qual é já accionista maioritário e que é gerida por primos seus. No dia 17 de Novembro, os accionistas irão pronunciar-se sobre esta proposta. 

Ver comentários
Saber mais Elon Musk Wisteria Lane Donas de Casa Desesperadas energia solar telhados SolarCity Tesla
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio