Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Telecom Itália faz mais uma vítima

O conselheiro económico do primeiro-ministro italiano demitiu-se ontem na sequência da crise governamental provocada pelo anúncio da reestruturação da Telecom Itália. Depois do CEO da empresa, Marco Tronchetti Provera, ter apresentado a sua demissão, foi

19 de Setembro de 2006 às 10:38
  • ...

O conselheiro económico do primeiro-ministro italiano demitiu-se ontem na sequência da crise governamental provocada pelo anúncio da reestruturação da Telecom Itália. Depois do CEO da empresa, Marco Tronchetti Provera, ter apresentado a sua demissão, foi a vez de Angelo Rovati. O conselheiro foi o responsável pela elaboração de um plano, à revelia de Romano Prodi, que previa a entrada de uma empresa estatal no ramo fixo da Telecom Italia.

Desde o anúncio da reestruturação da Telecom Italia (a separação dos negócios fixo e móvel da operadora, para posterior alienação do ramo móvel), segunda-feira 11 de Setembro, que Romano Prodi vinha acusando a operadora de ter-lhe ocultado a nova estratégia. Mais do que isso, o primeiro-ministro italiano criticou duramente o plano de Provera, tendo mesmo revelado uma série de informações confidenciais para provar que nunca foi informado dos planos da operadora, ao contrário das alegações do antigo líder da Telecom Italia.

No jogo das acusações e contra-acusações, a operadora italiana acabou por desvendar os planos desenhados por Angelo Rovati para a renacionalização da rede fixa da Telecom Italia, tendo a oposição italiana, encabeçada por Sílvio Berlusconi, entrado de imediato em cena, acusando Prodi de querer, por vias mais ou menos limpas, recuperar para o sector público os activos privatizados na década de 90.

Rovati acabou por assumir as culpas do plano de renacionalização da telefonia fixa italiana, tendo apresentado a sua demissão ontem durante o dia.

 

"Calciocaos" na Telecom Italia.

Apesar da demissão, Marco Tronchetti Provera manteve-se como o principal accionista da Telecom Italia, tendo nomeado como seu sucessor Guido Rossi, um dos mais reputados gestores empresariais italianos. Este gestor ganhou especial destaque nos últimos meses graças ao papel que desempenhou enquanto comissário especial para o escândalo de corrupção na Série A italiana.

Ainda durante o dia de ontem um tribunal romano decidiu abrir uma investigação sobre a Telecom Italia debaixo de suspeitas de ocultação de informação à bolsa italiana. Em causa estará a negociação secreta mantida entre a operadora e a General Electric, à revelia de Rupert Murdoch, parceira da Telecom Italia, a propósito da eventual venda do seu ramo móvel.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio