Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Standard Chartered sobe mais de 5% após acordo no caso de transacções com o Irão

O Standard Chartered chegou a um acordo com a justiça americana sobre as transacções alegadamente ilegais com o Irão. O banco vai pagar 340 milhões de dólares. Perda de licença em Nova Iorque parece excluída, o que está a levar as acções a subirem mais de 5%.

15 de Agosto de 2012 às 11:12
  • ...
O presidente executivo do Standard Chartered, Peter Sands, esteve esta terça-feira em Nova Iorque numa audiência com o regulador do mercado financeiro americano, tendo conseguido chegar a um acordo que resultou no pagamento de 340 milhões de dólares (275 milhões de euros), segundo a Bloomberg.

Mas mais do que este acordo, os investidores estão a fazer reflectir nas acções a expectativa de que a instituição financeira não perca a licença para operar no Estado de Nova Iorque. O que se acontecer terá um impacto significativo nas contas da empresa, já que os seus resultados deveriam ser afectados em 40%, segundo as estimativas de um analista, citado pela agência de informação americana.

Em causa estão as acusações da instituição inglesa ter realizado cerca de 60 mil transacções com o Irão, consideradas ilegais sob a legislação americana. As transacções, realizadas entre 2001 e 2010, foram avaliadas em 250 mil milhões de dólares.

Apesar de ter chegado a acordo com o regulador do mercado financeiro americano, o Standard Chartered continua a enfrentar acusações da justiça americana relacionadas com alegada violação das leis de combate à lavagem de dinheiro.

As acções da empresa estão a subir 4,42% para 1.430,50 pence, tendo chegado a valorizar 5,11%. Entre os dias 6 e 7 de Agosto, as acções deslizaram 21,6%, a reflectir as notícias sobre este processo e a possibilidade de ser alvo de uma coima e de uma revogação da licença.
Ver comentários
Saber mais Standard Chatered EUA Irão banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio