Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sony lança computador portátil para concorrer com Samsung

A Sony Corp., segunda maior fabricante mundial de aparelhos eletrónicos de consumo, lançará no próximo mês um computador do tamanho de um livro de bolso, que utiliza memória flash em vez de um disco rígido, para concorrer com a Samsung Electronics Co. no

16 de Maio de 2006 às 15:57
  • ...

A Sony Corp., segunda maior fabricante mundial de aparelhos eletrónicos de consumo, lançará no próximo mês um computador do tamanho de um livro de bolso, que utiliza memória flash em vez de um disco rígido, para concorrer com a Samsung Electronics Co. no mercado de PCs portáteis.

O novo computador, equipado com um «chip» de memória flash, será lançado no final de Junho, informou Yoshihisa Ishida, director da divisão de computadores portáteis da marca Vaio, da Sony, em entrevista colectiva concedida em Tóquio. A aparência do novo computador portátil será semelhante à do modelo Vaio tipo U, anunciou hoje a empresa. O aparelho começará a ser distribuído no próximo dia 27 de maio no Japão e será vendido no retalho por 1.500 dólares (1.165 euros).

A Sony e a Samsung estão a tentar chegar aos utilizadores que desejam adquirir computadores portáteis mais potentes do que os telemóveis e que, à semelhança de um computador normal, possam ser usados para navegar na Internet, para trocar «e-mails», usar programas de processamento de texto e desempenhar outras funções onde quer que as pessoas estejam. Ao utilizar «chips» de memória flash NAND, que são leves e resistentes a choques, a Sony poderá ganhar uma vantagem sobre produtos similares fabricados pela Samsung, que utilizam «drives» de disco rígido.

«Há um crescente número de pessoas que usa "smartphones" e telefones celulares, mas as funções desses aparelhos são limitadas», disse Ishida. «Queremos fornecer algo que possa atender a essas necessidades».

Estima-se que as remessas mundiais de computadores portáteis aumentem 10,7% este ano, para 234,5 milhões de unidades, com os «notebooks» a registarem uma alta de 31,4%, segundo o relatório divulgado pela empresa de pesquisa Gartner Inc. em Março passado. A Microsoft, que actualmente trabalha com fabricantes de computadores para desenvolver «PC ultraportáteis», num projecto denominado Origami, está a apostar que esses dispositivos de menor porte actuarão como um segundo ou terceiro computador para os utilizadores que os adquirirem.

A Microsoft desenvolveu o sistema operacional Windows XP Tablet PC para equipar esses computadores ultraportáteis. O novo PC da Sony utilizará os sistemas Windows XP Home ou Windows XP Professional.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio