Notícia
Sonae encaixa 164 milhões com uma operação de venda e arrendamento futuro
A venda e posterior arrendamento de 12 activos de retalho alimentar em Portugal, no dia 29 de Janeiro, gerou um encaixe de 164 milhões de euros, anunciou a Sonae.
"A Sonae - SGPS vem pelo presente informar que a Sonae RP concluiu, em 29 de Janeiro de 2016, um acordo promessa para a operação de venda e posterior arrendamento (‘sale and leaseback’), sujeito à concretização de algumas condições pelas partes, de 12 activos de retalho alimentar localizados em Portugal", refere a empresa em comunicado emitido esta segunda-feira, 1 de Fevereiro, junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A holding liderada por Paulo Azevedo sublinha ainda que o acordo definitivo a celebrar pela Sonae RP – que actua na área de retalho não alimentar – deverá ser realizado até ao final de Fevereiro de 2016.
"Esta operação totalizará 164 milhões de euros e corresponde a activos cujo valor contabilístico líquido estimado é de 114,4 milhões de euros", acrescenta o documento, salientando que a operação está "em linha com a estratégia anunciada pela Sonae, de monetização dos seus activos imobiliários, mantendo, ao mesmo tempo, um adequado nível de flexibilidade operacional".
No passado dia 25 de Junho, a Sonae tinha já anunciado o encaixe de 53,6 milhões de euros com o mesmo tipo de operação, no âmbito da venda e posterior arrendamento da propriedade onde a Sonae MC opera o seu hipermercado Continente localizado no Centro Comercial Colombo.