Notícia
Sede da McDonald’s em Paris foi alvo de buscas
A operação, baseada numa queixa de uma eurodeputada, resultou na apreensão de computadores e vários documentos na sede da empresa, que estará a ser investigada por suspeitas de fraude fiscal.
A polícia francesa realizou buscas na sede da McDonald’s em Paris no âmbito de uma investigação alegadamente ligada a um relatório (designado "Unhappy Meal") que dava conta da participação da empresa em actos de evasão fiscal.
As buscas foram realizadas por agentes de uma unidade policial de combate à corrupção e crime financeiro no passado dia 18 de Maio, e resultaram na apreensão de computadores e vários documentos.
"A McDonald’s França confirma que foram realizadas buscas na sede da empresa a 18 de Maio de 2016", informou um porta-voz da companhia, citado pelo The Wall Street Journal. "A McDonald’s está a cooperar totalmente com as autoridades".
O jornal francês "Les Echos" refere que as buscas têm base numa denúncia feita pela eurodeputada e ex-juíza Eva Joly, por suposta "fraude fiscal organizada", envolvendo 75 milhões de euros por ano só em França, refere a mesma denúncia.
A investigação das autoridades francesas surge numa altura em que os responsáveis da União Europeia prosseguem as suas tentativas de reprimir o planeamento tributário de grandes empresas que utilizam estruturas complexas para canalizar milhares de milhões de dólares de lucros para fora da Europa, para escaparem aos impostos.
A McDonald’s abriu o seu primeiro restaurante em França em 1979. Tem, actualmente, mais de 1.200 nesse país, de acordo com as informações disponibilizadas no site da empresa.