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Organizações de consumidores italianos pedem investigação europeia à McDonald's

Três organizações de consumidores italianas pediram aos reguladores anti-concorrenciais da União Europeia que investiguem o sistema de franchising da McDonald’s na Europa.

9ª  McDonald's - marca avaliada em 39,809 milhões de dólares (35,50 milhões de euros)
Bloomberg
12 de Janeiro de 2016 às 13:25
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Três organizações de consumidores italianos pediram aos reguladores anti-concorrenciais da União Europeia para investigarem o sistema de franchising da McDonald's na Europa, de acordo com a agência Reuters. Esta investigação surge um mês depois da União Europeia ter aberto um inquérito à empresa norte-americana devido a acordos fiscais no Luxemburgo.

 

Segundo a agência noticiosa, a queixa foi apresentada esta segunda-feira, 11 de Janeiro, pela Codacons, Movimento Difesa del Cittadino e Cittadinanzattiva. As instituições pedem assim à Comissão Europeia que analise o sistema de franchising da empresa dos Estados Unidos que consideram ser anti-concorrencial. "O sistema construído pela McDonald’s levanta sérios receios" no que diz respeito às leis da concorrência, considera o grupo italiano no documento entregue ontem e que a Reuters divulga.

 

Em causa, neste pedido de investigação e de acordo com o grupo italiano, estão contratos com duração de cerca de 20 anos e que representam cerca do dobro do período de tempo que os franchisings têm, licenças de arrendamento acima das taxas de mercado e condições que impedem de trocar a empresa norte-americana por concorrentes. "A McDonald's exerce um controlo excessivo e desproporcionado nos seus franchisings ao implementar condições que excedem, sem justificação, o que é exigido para a protecção do seu sistema, conhecimento e reputação", afirmam as três organizações de consumidores transalpinos, citados pela Reuters.

 

Estas restrições impedem a concorrência e levam os consumidores a pagarem mais pelos produtos comercializados pela marca de "fast food" norte-americana, é alegado pelos consumidores italianos. Estas organizações citam um estudo que mostra que 97% dos itens que estão presentes no menu custam mais nos franchising do que nos estabelecimentos operados pela empresa na zona de Bolonha, Itália.

 

Os franchisings são de uma elevada importância para a cadeia de alimentação rápida norte-americana. Segundo a Reuters, a empresa no ano passado obteve 9,27 mil milhões de dólares em receitas provenientes das cadeias mundiais de franchising.  

 

A Comissão Europeia confirmou, entretanto, que já recebeu o pedido de investigação à McDonalds por parte das organizações italianas de consumidores e revelou que vai analisar o mesmo.

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