Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rodrigo Rato abandona Bankia antes do Governo aprovar injecção de capital

O Banco de Espanha e o Ministério da Economia estão a "ultimar um profundo plano de saneamento do Bankia que inclui alterações na gestão" do banco. Rodrigo Rato já anunciou que vai abandonar a presidência do banco por "considerar que isso é o mais conveniente para a entidade".

07 de Maio de 2012 às 15:46
  • 2
  • ...
Segundo o "El Pais", o Banco de Espanha e o Ministério da Economia "estão a ultimar um profundo plano de saneamento do Bankia". A operação "terá início através da aplicação do decreto real de reforma financeira desenvolvido pelo ministro Luis de Guindos".

"Esta lei permite a injecção de dinheiro público através de obrigações convertíveis em acções", escreve o diário espanhol.

O presidente do Bankia, Rodrigo Rato, apresentou, entretanto, a sua demissão "por considerar que é o mais conveniente para a entidade". Num comunicado enviado aos meios de comunicação espanhóis, Rodrigo Rato refere que vai propor José Ignacio Goirigolzarri para futuro presidente da instituição.

Rodrigo Rato já exerceu os cargos de vice-presidente do governo espanhol, ministro da Economia e director geral do Fundo Monetário Internacional.

Segundo o jornal espanhol, algumas fontes dos mercados financeiros indicam que o Bankia pode precisar entre 5 mil milhões e 10 mil milhões de euros. Para poder ajudar a instituição bancária, prossegue o "El País", o governo de Mariano Rajoy aprovou em Fevereiro o reforço do Fundo de Reestruturação Bancária em mais 6 mil milhões de euros – através de uma emissão de dívida - para um total de 15 mil milhões de euros.

De acordo com o ministério da Economia, este montante será contabilizado como dívida pública mas não entrará para o défice já que, em princípio, o Estado vai ganhar com a operação.

(Notícia actualizada às 16h25)

Ver comentários
Saber mais Rodrigo Rato Bankia Espanha banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio