Notícia
Repsol aumenta lucros no primeiro trimestre de 2014
A petrolífera aumentou os resultados em 27,3% em relação ao período homólogo de 2013. A venda da unidade de gás natural da Shell ajudou a subir os lucros.
A Repsol aumentou em 27,3% os lucros no primeiro trimestre de 2014. No comunicado de apresentação de resultados, a petrolífera espanhola indicou também um aumento dos resultados, mesmo com o valor ajustado aos itens extraordinários.
A contabilização da venda da unidade de gás natural à Shell ajudou a aumentar os lucros da petrolífera do “país vizinho”. Em Fevereiro de 2013, a empresa holandesa chegou a acordo para pagar 6.653 milhões de dólares (cerca de cinco mil milhões de euros) por estes activos à Repsol.
Sem contar com este item extraordinário, ainda assim, o lucro da Repsol aumentou 1,5% para 532 milhões de euros. Um valor superior aos 524 milhões de euros apresentados no primeiro trimestre de 2013 e cerca de 17% acima dos 448 milhões de euros de estimativa média dos analistas consultados pela Bloomberg.
Em comunicado, a Repsol salienta o contexto de “descida dos preços do barril de petróleo, as perturbações nas actividades na Líbia e a desvalorização do euro face ao dólar” para justificar a evolução dos resultados. A marca espanhola nota, no entanto, que conseguiu “manter as margens de refinação” no primeiro trimestre do ano.
Os dados da empresa do “país vizinho” foram conhecidos depois de na quarta-feira, 7 de Maio, ter anunciado a venda de uma participação de 11,86% que a Repsol detinha da congénere argentina YPF à Morgan Stanley por 901 milhões de euros. Esta operação, com uma mais-valia de 446,8 milhões de euros, antes de impostos, segundo a imprensa espanhola, leva a marca espanhola a ficar com uma participação “simbólica” sobre a empresa argentina nacionalizada em 2012. A Repsol espera receber 5.000 milhões de dólares de compensação do Governo argentino no seguimento desta expropriação, o resultado de um acordo alcançado entre Espanha e Buenos Aires.
As acções da Repsol estão a valorizar 1,65% para 19,70 euros.